Tradicional clube Jangadeiros comemora 75 anos

Por: Redação -
29/11/2016

Os 75 anos do Clube dos Jangadeiros, um dos mais importantes clubes náuticos do País, será celebrado neste sábado (3), com jantar e baile comemorativo a partir das 20h, no belo cenário da sede da Ilha, no bairro Tristeza, embalando os sócios e convidados com a playlist do DJ Eduardo Irigaray e fogos de artifício.

No mesmo dia, a data será comemorada com a Regata de Aniversário, que irá envolver cerca de 80 barcos das classes Oceano e Monotipos de todos os clubes de Porto Alegre, nas classes solitária e mista. A largada da classe Oceano está marcada para às 13h, enquanto os monotipos caem na água a partir das 14h. No domingo, o Guaíba será colorido pelo Velejaço da classe de Oceano, às 13h.  No final do dia, às 20h, será o momento de confraternização e entrega dos troféus.

Em 75 anos, o Jangadeiros conquistou 110 títulos de Campeão Brasileiro em 12 classes diferentes. A instituição ainda organizou e sediou quatro campeonatos mundiais, 11 campeonatos Sul Americanos e 18 campeonatos brasileiros. Participou também de sete Olimpíadas: Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Em Pequim, conquistou a Medalha de Bronze na classe 470, com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.

O clube conquistou ainda nove títulos mundiais em 4 classes, 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze em Jogos Pan-americanos, venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe e ganhou por 36 vezes o Campeonato Sul Americano em 8 classes de barco. Criou uma das mais equipadas escolas de vela do Brasil – a Escola de Vela Barra Limpa, hoje com 40 anos e berço de formação de campeões nacionais e internacionais.

Continuando a tradição do clube, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan foram classificadas este ano para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para seguir incentivando a qualificação dos seus atletas, recentemente o Jangadeiros foi buscar, junto à Confederação Brasileira de Clubes, uma expressiva verba para investir em seus novos competidores – o projeto “Preparando o Futuro Olímpico”. Os primeiros equipamentos já estão chegando e serão usados na Escola de Vela Barra Limpa e na preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas. Dos 27 Clubes que conquistaram a verba, o projeto do Clube porto-alegrense foi o melhor avaliado, com 41,25 pontos de 44 possíveis.

E, além de toda a vocação para o esporte náutico, o Jangadeiros é uma ótima opção de lazer em um dos cartões postais mais belos de Porto Alegre: o Lago Guaíba. Unindo natureza e boa gastronomia, o visitante tem a oportunidade de usufruir do ambiente acolhedor do restaurante Pimenta Rosa, com o seu farto e variado buffet no almoço e uma seleção de pratos à la carte, no jantar.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!