Quadrofoil

0
1095

Basta olhar para grandes competições como a America’s Cup ou os novos veleiros que tentar bater recorde de travessias para perceber que os hidrofólios estão, definitivamente, em alta. Com a função de manter o casco acimada da superfície da água, eles têm o objetivo de aumentar a velocidade da embarcação por diminuir o atrito do casco com a água. E agora, além dos grandes catamarãs e trimarãs, a onda dos hidrofólios está tentando invadir também o mundo das lanchas.

Para provar isso, uma empresa da Eslovênia, no Leste Europeu, lançou uma pequena lancha com quatro hidrofólios. A lanchinha tem capacidade para apenas duas pessoas e além dos hidrofólios tem propulsão elétrica. O barco se parece mais com uma mistura de jet com pernas de aranha do que propriamente com uma lancha.

Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, garantem que o motor elétrico pode levar a lancha a 21 nós de velocidade, cerca de 40 km/h e tem autonomia de 54 milhas náuticas ou 100 quilômetros e as baterias carregam em apenas duas horas.

O casco não afunda e pesa cerca de 100 quilos. O fabricante diz que o Quadrofoil, nome do barco, já está em comercialização e a primeira unidade deverá ser entregue em março de 2015. O preço estimado é entre 15 e 22 mil euros.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

COMPARTILHAR
AnteriorAprovado!
PróximoRegata Marejada
Jornalista, há mais de cinco anos dedica-se à cobertura do mercado náutico nacional e internacional tanto para a Revista NÁUTICA quanto para este portal.