Porto Alegre recebe competições de vela em março

Por: Redação -
14/02/2017
Pedro Martinez

 

Porto Alegre será palco da vela brasileira neste começo de 2017. De 5 a 11 de março, a capital gaúcha receberá a IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem, organizadas pela Confederação Brasileira de Vela.

Dentro do melhor espírito de parceria, a sede será dividida entre os dois grandes clubes da modalidade em Porto Alegre: o Clube dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul. As duas competições serão disputadas paralelamente, a fim de dar uma oportunidade para os jovens velejadores terem contato com os atletas das classes olímpicas, incluindo ídolos cuja presença no evento está prevista, como:

  • Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, que agora está na classe 49er;
  • Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49er FX nos Jogos Rio 2016;
  • Fernanda Oliveira, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
  • Isabel Swan, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
  • Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, vice-presidente da Federação Internacional de Vela e membro do Hall da Fama da modalidade.

O evento serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores Sub 23 mais bem classificados na IV Copa Brasil de Vela, nas suas respectivas classes, passarão a fazer parte do plano de investimento da CBVela para participação nas principais competições internacionais deste ano, sendo constantemente analisados no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas durante todo o ciclo olímpico, até Tóquio 2020.

A IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e  Kitesurf Hidrofoil Amador (Tubular).

A II Copa Brasil de Vela Jovem está aberta para as classes RS:X (Masc e Fem.), Laser Radial (Masc e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc e Fem.) e Hobie Cat 16 (Aberto). Uma das grandes atrações do evento será a classe Kitesurfe, que aproxima a vela tradicional dos esportes radicais, com a prancha decolando da água para voos acrobáticos na paisagem do Rio Guaíba.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época