Plataforma da Opacmare visa facilitar acesso para embarcações com motorização de popa

Por: Redação -
24/01/2019

A empresa italiana Opacmare, há 23 anos no mercado, uniu-se aos designers eslovenos J & J Design para criar uma solução entrar e sair da água em embarcações com motorização de popa. “O mercado de barcos cresce muito rápido em todo o mundo e é importante olhar para o aspecto divertido, de entretenimento e de banho. E, ao mesmo tempo, motores de popa são predominantes e crescem neste setor de barcos menores”, diz Opacmare.

O resultado da colaboração entre as duas empresas é a plataforma hi-low SAFE para barcos com motor de popa, que, segundo eles, fornece acesso seguro e conveniente à água para essas embarcações.

Segundo a empresa, a plataforma cria uma praia privada/ilha particular no barco e pode ser ajustada em três níveis por um novo mecanismo de elevação eletro-hidráulico. Os níveis compreendem uma posição mais baixa para quando o barco estiver ancorado, com a plataforma submersa a aproximadamente 10 cm abaixo do nível da água; uma posição de passeio onde a plataforma está nivelada com o cockpit; e uma posição mais alta que permite que o motor de popa seja aparado para fora da água.

LEIA TAMBÉM
>>Iate Princess X95, em parceria com a Pininfarina, traz novo conceito de flybridge
>>Novo Pershing 8X, apresentado em Düsseldorf, é fabricado em fibra de carbono
>>Marinha notifica 41 embarcações e apreende 15 por irregularidades durante operação em Manaus

Além disso, o sistema é sincronizado com o sistema de compensação externo. Isso significa que quando a plataforma está na posição baixa, os motores não podem ser ligados e, enquanto os motores estão funcionando, a plataforma não pode ser baixada. As vantagens não são difíceis de imaginar – o fácil acesso à água é, obviamente, um benefício fundamental, mas, além disso, a plataforma fornece um ponto de fácil embarque/desembarque para acesso seguro quando em modo suspenso. As empresas alegam que o espaço no convés pode ser aumentado em até 30% e, quando baixado, a plataforma pode atuar como um sistema passivo de estabilização em repouso. Uma escotilha foi projetada para facilitar a limpeza ou a substituição do escoramento e, além disso, todo o sistema pode ser operado por smartphone.

A Opacmare e a J & J Design afirmam que a plataforma SAFE é adequada para embarcações de até 15 m (50 pés) de comprimento e com qualquer combinação de motores de popa de instalações simples a quádruplas.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024