Navio veleiro da Marinha do Brasil participa de competições fora do país

0
887

O navio veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, partiu de Salvador no último dia 11 para uma viagem de seis meses, passando por 13 países da América Central, Estados Unidos e Europa, onde participará de diversas competições: Sail Den Helder, a Tall Ships Race 2017, a Hanse Sail Rostock 2017 e a Tall Ships Race le Havre.

O Cisne Branco tem 76 metros de comprimento, e deslocamento de 1.038 toneladas e tem capacidade para transportar 82 tripulantes, entre oficiais e marinheiros, alguns normalmente em treinamento e é comandada pelo Capitão de Mar e Guerra João Alberto de Araujo Lampert.

O navio esteve atracado no Porto de Salvador entre os dias 7 e 11 de abril e recebeu cerca de quatro mil visitantes no dia 9, quando foi aberto à visitação pública. Famílias inteiras lotaram os conveses do “Cisne Branco”, atraídas pela beleza e significado histórico da embarcação, que é uma réplica de um típico Clipper do final da era da marinha à vela.

No dia 8, o NVe Cisne Branco foi aberto à visitação para militares e seus dependentes, que puderam conhecer os compartimentos do veleiro e ter uma ideia de como é o ambiente a bordo dos navios da Marinha do Brasil, onde trabalham seus familiares.