Aplicativo para barcos Navionics tem muitos recursos, mas não substitui o gps

27/06/2016

Disponível para as plataformas Android, iOS e Windows, o aplicativo de navegação Navionics é do tipo que vale ter sempre à mão — tanto que é o mais popular entre os donos de barcos.

Oferecido com as cartas náuticas do Caribe e América do Sul — na Google Store (Android) —, ele não apenas mostra a posição do barco como, com o upgrade Nav Module, permite planejar rotas com informações detalhadas de cada trecho — por exemplo, com base na velocidade e consumo de combustível do barco —, acessar as informações sobre marés na região, gravar o percurso e ainda inserir fotos com a localização de itens relevantes, como lajes, praias e faróis.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

É mesmo bem fácil montar uma rota com este aplicativo, que funciona tal qual um gps. Só é preciso marcar com o dedo os pontos desejados na tela. Para ajustar a localização de um waypoint, basta entrar no modo “edit” e posicioná-lo no local desejado. Para apagá-lo, deve-se pressioná-lo até surgir a palavra “delete”. Também é possível inverter a rota, para navegar de volta ao ponto de partida. Durante a navegação, aparecem na tela informações como a distância total e até o próximo waypoint, além do tempo de chegada ao destino.

As informações mais detalhadas de cada trecho da rota podem ser verificadas em uma página específica para isso e também é possível procurar marinas na região, ao selecionar o ícone de um veleiro na tela. Este aplicativo traz muitos recursos para navegar com segurança, mas, como todo gps, qualquer que seja o sistema, está sujeito a falhas — motivo pelo qual o piloto deve estar preparado para navegar pelos meios tradicionais.

Diferentemente dos gps portáteis, que têm boa resistência a água, poucos smartphones são à prova de respingos, e as baterias deles também não costumam durar muito. Por isso, é preciso lembrar de levar bateria de reserva ou um carregador para usar na tomada de 12 V do barco.

Texto publicado na edição da revista NÁUTICA de março de 2015.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024