Na Final

Por: Redação -
20/09/2014

Chegou ao fim neste sábado a fase final do Mundial de Vela da Federação Internacional, que está sendo disputado na Espanha. Neste domingo apenas os dez melhores colocados das classes 49er, 49er FX, Finn e Nacra 17 estarão na água na disputa da medal race, dentre eles, a dupla líder do ranking mundial Martine Grael e Kahena Kunze. As meninas do Rio de Janeiro se classificaram na segunda posição da FX, a apenas dois pontos das dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen

“Fomos muito bem hoje, com um terceiro, um segundo e um primeiro para fechar a série final. E para melhorar, conseguimos reparação da regata que largamos escapadas e agora estamos a apenas dois pontos das líderes. O dia não poderia ter sido melhor! Amanhã é tudo ou nada!”, disse Kahena.

As classes 49er e 49erFX farão três regatas em “theatre style”, bem curtinhas, demarcada por boias, em uma raia bem perto do público. A Finn e a Nacra 17 terão uma regata com pontuação dobrada.

Jorge Zarif é 38º na Finn: Melhor atleta de 2013 após vencer o Mundial aberto e o Mundial Jr da classe Finn, Jorginho Zarif encerrou a sua participação na competição em 38º da flotilha ouro (primeira metade da súmula). O líder é o inglês Giles Scott, que, com 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, só precisa terminar a regata da medalha para garantir o ouro.

Nacra 17 e 49er sofreram com regime de ventos: A semana de competições na Espanha não foi fácil para nenhum velejador. A espera pelo vento (para que ele aparecesse ou diminuísse) foi maior do que as horas de regatas disputadas e com isso, os velejadores brasileiros não puderam colocar à prova todo o talento que têm mostrado nas diversas competições internacionais em que participaram ao longo do ano.

Nas classes 49er e Nacra, por exemplo, nenhum brasileiro conseguiu se classificar para a flotilha ouro. Marco Grael e Gabriel Borges foram os melhores da 49er, na 30ª colocação geral, ficando na flotilha prata. Dante Bianchi e Thomas Low-beer, que tiveram alguns problemas durante a competição, ficaram na flotilha bronze da mesma classe, encerrando a disputa na 55ª posição geral.

Entre os Nacras, os melhores colocados foram Samuel Albrecht e Geórgia Silva, na 44ª posição, enquanto João Bulhões e Juliana Mota ficaram em 49º.

“Tivemos alguns problemas durante a competição, como por exemplo, uma onda que arrancou o saco do balão. Foi um campeonato para refletirmos”, disse Samuel.

Os resultados completos de cada regata e o acumulado podem ser vistos clicando aqui: http://bit.ly/1uzlQsO.

Quem quiser, poderá acompanhar as regatas ao vivo através do blog da Isaf. Além disso, durante as regatas finais, será possível acompanhar os barcos através de tracking 2D e 3D ou pelo Youtube e torcer para Martine e Kahena a partir das 7h15 deste domingo.

Foto: Jesus Renedo/Sailingenergy

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio

    Atleta da Marinha oriunda de projeto social garante vaga nas Olimpíadas de Paris

    Terceiro-Sargento Laura Amaro representará o Brasil no Levantamento de Peso