Motores a gás

Por: Redação -
28/10/2014

A Intrepid Powerboats, estaleiro americano com sede na Flórida, vai apresentar, no salão náutico de Fort Lauderdale a Intrepid 327 CC, uma lancha de console central que usa gás natural como combustível. A lancha tem, na verdade, motorização hibrida (gasolina e gás natural) e é a primeira deste tipo. O estaleiro contou com a parceria da Blue Gas Marine, Inc. para o desenvolvimento da nova tecnologia.

A tecnologia permite que o comandante alterne entre a gasolina e o gás natural ao toque de um botão mesmo com o barco em movimento. Segundo estaleiro, a solução vai favorecer os proprietários que tenham acesso ao gás natural que em alguns locais dos Estados Unidos é 50% mais barato do que a gasolina.

A Intrepid fabrica lanchas que misturam pesca e passeio entre 24 e 47 pés e é uma das concorrentes da Boston Whaler no mercado americano. Considerada um dos estaleiros mais inovadores do mercado marca mais uma vez seu nome na história com este lançamento.

“Estou muito animado com as possibilidades que um projeto que utiliza uma energia tão limpa pode trazer para uma indústria de lazer que tem como base um recurso natural, a água”, declarou Ken Clinton, Presidente da Intrepid Powerboats.

O sistema de combustível Blue Gas marine é projetado para ser instalado em motores de popa novos ou já em uso, motores de centro e geradores. Ele utiliza gás natural comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL). A empresa já fornece a tecnologia barcos de uso comercial como barcos de pesca, balsas, rebocadores, navios de grande porte, militares e agora chega ao mercado de lazer.

Além de ser uma energia mais limpa e mais barata do que a gasolina, o gás natural tem menor impacto nos motores de popa que são frequentemente prejudicados pela mistura de álcool obrigatória da gasolina.

Além do Fort Lauderdale, a lancha estará nos salões de Miami e Palm Beach que acontecem no próximo ano, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança