Melhores do ano!

0
100

Um início de carreira inesquecível, assim pode se resumir esse ciclo de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX. As duas acabam de ser consideradas pela Federação Internacional de Vela, a Isaf, as melhores velejadoras de 2014.

O prêmio é um reconhecimento pelos títulos conquistados pela dupla de Niterói. Em 2014, Martine e Kahena reinaram absolutas na classe 49er FX e conquistaram nada menos do que seis títulos. Além do Mundial, as brasileiras também venceram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da Isaf, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e a medalha de ouro no Aquece Rio International Sailing Regatta, evento teste para os Jogos Olímpicos, em agosto, no Rio. Além disso, foram vice-campeãs dos campeonatos norte-americano e europeu e ficaram em quarto lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela. A dupla ainda lidera o ranking mundial da classe desde novembro do ano passado.

O Isaf Rolex de melhor velejador do ano, criado em 1994, já foi entregue a atletas do Brasil em três oportunidades: Robert Scheidt venceu em 2001 e 2004 e Torben Grael, pai de Martine, foi contemplado em 2009 e continuava inédito entre as mulheres da vela nacional.

Com apenas 23 anos, Martine e Kahena quebram mais uma barreira da vela brasileira, elas conquistaram o primeiro título mundial da classe feminina e são agora contempladas com o prêmio de melhores velejadoras do ano.

Entre os homens o título de melhor velejador do ano ficou com o australiano James Spithill, capitão da equipe Oracle Team USA que conquistou a última edição da America’s Cup.

“Este prêmio é o reconhecimento por um ano maravilhoso. Estamos muito felizes e é realmente difícil para mim encontrar as palavras para expressar nossos sentimentos”, declarou Martine Grael durante a cerimônia de entrega em Palma de Mallorca. “Estamos muito felizes. Fazer parte desta cerimônia, estando cercadas por todas essas pessoas, já seria bom o suficiente para nós nesta noite. Este prêmio significa muito, e nós não conseguimos parar de sorrir”, completou Kahena.

Na foto as meninas posam ao lado de James Spithill.

Foto: Kurt Arrigo/Rolex

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.