Meio ambiente

Por: Redação -
28/04/2016

Além de um indicador de preservação ambiental e desenvolvimento turístico, a qualidade das águas representa um fator de saúde. Pensando nisso, a Marinas Nacionais – Bandeira Azul desde novembro de 2013 – investiu na aquisição de um pump out, equipamento para recolhimento de esgoto das embarcações e de uma bomba de sucção, para retirar água contaminada com poluentes dos porões dos barcos.

Com capacidade para 100 litros e funcionamento manual com bomba de diafragma, o pump out pode ser utilizado somente em barcos localizados na área seca da marina. Com ele, é até possível fazer a captação pelo lado de dentro do barco, mas é desaconselhável pelo porte do equipamento, grande para os espaços normalmente acanhados dos barcos, explica Leila Pio dos Santos, responsável pelo setor de meio ambiente da Marinas Nacionais. “Além da dificuldade para levar o pump out para dentro do barco, ainda existe o risco do odor do esgoto se espalhar pelo barco na hora da captação”, comenta.

Já o dispositivo de sucção de água contaminada do porão da embarcação tem capacidade para 50 litros. “Nesse caso a operação pode ser realizada com o barco na água ou no seco”, conta Leila. “Já o descarte dos materiais coletados é realizado em locais distintos. Os resíduos sanitários coletados pelo pump out são destinados para um tanque séptico e os resíduos com óleo retirados do porão da embarcação, são encaminhados para área de gerenciamento de resíduos.”

O benefício ambiental é grande pois evita que estes tipos de poluentes venham a atingir, impactar e contaminar o meio ambiente. “A Marinas Nacionais é uma das primeiras marinas no Brasil a estar em conformidade com as exigências ambientais de diversas entidades certificadoras internacionais”, ressalta o consultor da MWB Pesquisa, Planejamento e Assessoria, Mario Bandeira que presta assessoria à Marinas Nacionais.

Para uso dos equipamentos, o marinheiro ou cliente deve solicitar à portaria da Marinas Nacionais, durante o horário de funcionamento regular, ou seja, diariamente das 8h às 17h, exceto às quartas-feiras e fins de semana.

Foto: Rodney Domingues

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Há 22 anos, sorteio de barco no Rio Boat Show mudava a vida de garoto de apenas 11 anos

    Hoje músico, Bernardo Fajoses conta como o salão daquele ano foi um dos "mais decisivos e impactantes" momentos de sua vida

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória