Hobie Cat 16

Por: Redação -
10/11/2014

O Brasil garantiu, neste domingo (9), vaga nos Jogos Pan-Americanos 2015 na classe Hobie Cat 16. O responsável por carimbar o passaporte nacional foi a dupla André Montenegro Henriques e Isabelle Crispim, da Paraíba, que terminou o Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16, realizado no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede de Maria Farinha, Litoral Norte do Estado, na segunda colocação geral.

A competição definiu os três últimos países classificados para o Pan de 2015. México, Brasil e Venezuela ficaram com as vagas. Além desses três países, estavam na luta pelas vagas Argentina e Cuba, cada um com uma dupla representante. Canadá, Porto Rico, Guatemala e Estados Unidos já haviam garantido vaga nos Jogos Pan-Americano na classe Hobie Cat 16.

O grande destaque da competição continental, que começou na última sexta-feira (7) e terminou neste domingo, foi a dupla Armando Noriega e Andrea Dutton. Embora estejam longe de casa, os mexicanos lideraram durante todo o campeonato e ficaram com 21 pontos no ranking geral. A vice-liderança ficou com a dupla paraibana, que somou 22 pontos. Como o terceiro lugar ficou com outra dupla brasileira (Bernardo Arndt e Diogo Zabeu, com 24 pontos), os venezuelanos Yamil Saba e Gonzalo Ceudra (quarto colocados, com 27 pontos) asseguraram a última vaga dos Jogos de Toronto.

Outro importante resultado foi a colocação da dupla pernambucana Guilherme Araújo e Tiago Monteiro. Os dois terminaram a competição em décimo lugar, com 53 pontos. Na regata de número cinco, os pernambucanos obtiveram seu melhor resultado no campeonato: sétimo lugar. “Não treinamos e tivemos um excelente resultado. Foi muito boa nossa colocação”, comentou Tiago Monteiro. A também pernambucana Geisa Lira, que mora em São Paulo e forma dupla com o paulista Felipe Frey, ficou em 12º, com 55 pontos.

No Sul-Americano feminino, Michelle Oliveira e Marília Pinto, do Rio Grande do Sul, faturaram o primeiro lugar. Karoline Baurmann e Maria Inês ficaram o segundo. Na categoria Júnior, Ricardo Lis e Victor Dubeux, do Rio Grande do Sul, ficaram em primeiro. Rino de la Guardia e Alejandro Perez, de Cuba, e Ícaro Carneiro e Rafael Feijó, de Fortaleza, ficaram em segundo e terceiro respectivamente. Ao todo, 26 barcos disputam a categoria masculina e três na feminina.

O Hobie Cat 16 é um catamarã para dois tripulantes e altamente competitivo. Considerado uma das classes mais praticadas entre os multicascos possuem adeptos no mundo todo. Esta embarcação pode atingir altas velocidades. Atualmente faz parte das classes Pan-Americanas.

Fotos: Marcos Mendez/SailStation    Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança