São Paulo Boat Show 2019 recebeu 2º Fórum da Associação Brasileira de Escolas Náuticas

26/09/2019

A Associação Brasileira das Escolas Náuticas, que reúne cerca de 70 entidades de ensino credenciadas pela Marinha do Brasil e tem como presidente o capitão Marcello Souza, realizou durante o São Paulo Boat Show 2019 o 2º Fórum da Abenau, em que foram tratados diversos assuntos sobre o setor.

Na abertura, o Comandante do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, destacou a relevância que a Marinha dá à formação de novos navegadores. “Acreditamos que uma boa preparação implicará em um menor número de acidentes e menos dificuldade quando esse pessoal estiver no mar. As escolas têm papel fundamental nesse processo. Quanto mais responsáveis, quanto mais ativas elas forem, melhor será o resultado. Sabemos que há uma grande preocupação por parte das escolas — aqui representadas pelos senhores e senhoras, que exercem de forma consciente esse processo de formação dos nossos amadores — com elementos que acabam concorrendo indevidamente com vocês.

A postura da Marinha perante isso tem sido a de cumprir o que está previsto na Norman. Temos a consciência de que a fiscalização contribui para que aquele que exerce responsavelmente a sua atividade tenha o seu papel valorizado. Aquilo que a Marinha puder fazer para combater irregulares, ela vai fazer. Já temos feito esse esforço, mas sempre há o que se aprimorar. Estamos conscientes das nossas dificuldades, das nossas limitações, mas de forma alguma perdemos de vista o nosso propósito, que é permitir que a atividade de vocês seja feita de forma responsável, com a exclusão dos concorrentes que não cumprem o que está prevista na legislação, gerando uma situação de risco à segurança.

Iniciativas como a desse Fórum são fundamentais para que possamos buscar essa conscientização, para que todas as pessoas que atuam nessa área fiquem sabendo, já no início do processo, quais, são os requisitos para se exercer essa atividade, e o que a Norman prevê, e possas procurar uma escola responsável. Acho que todos ganham com isso. O propósito que une todos aqui é o de ter águas mais seguras, de reduzir o número de acidentes e, principalmente, reduzir o número de vítimas em uma atividade que deve ser uma atividade de lazer. Quem está no Boat Show comprando a sua lancha certamente vai querer ir para o mar com segurança. Esse é o propósito de todos. Iniciativas como a desse Fórum que estamos todos unidos em torno desse objetivo.”

Na sequência, o Capitão de Fragata Marcelo Adhair – Ajudante e o Capitão de Fragata Couto, Chefe do Setor de Segurança do Tráfego Aquaviário, apresentaram a posição da Capitania dos Portos de São Paulo, destacando que esta vem ao encontro dos anseios da comunidade, sempre visando a segurança, para que possamos usufruir da melhor forma essa riqueza que temos, sempre visando o incremento da mentalidade de segurança, a formação de amadores, a promoção da mentalidade marítima. O comandante Marcello Souza, Presidente da ABENAU, ressaltou a responsabilidade e deveres das escolas cadastradas.

Fotos: @cassianodesouza

O maior salão náutico indoor da América Latina chegou em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais que o público pode acompanhar até a última terça-feira, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos trouxe os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes puderam conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival aconteceu simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show trouxe, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 teve organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Norte-americana entra para a história ao dar a volta ao mundo sozinha em veleiro

    Cole Brauer, norte-americana de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global

    Oceano engole cemitério em Cartagena, na Colômbia, e expõe caveiras em praia

    Aumento do nível do mar preocupa especialistas e provoca efeitos catastróficos na cidade mais turística da Colômbia

    Vem aí um Titanic 2? Bilionário australiano retoma projeto para construção do navio

    Clive Palmer já havia causado alvoroço com o assunto 10 anos atrás; ideia é construir réplica melhorada do navio

    Cientistas descobrem cerca de 100 novas espécies marinhas; veja fotos

    Expedição na Nova Zelândia surpreendeu pesquisadores por biodiversidade inédita e a descoberta de ser ainda não identificado

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2006

    Em ano de Copa do Mundo, o salão se destacou por receber 20 novos barcos, dentre eles, sete grandes veleiros