Clean Up

Por: Redação -
19/09/2014

Está chegando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Será neste sábado (20) e reunirá várias ONGs pelo Brasil. O evento foi criado pela fundação australiana Clean Up the World em parceria com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Aqui no Brasil, a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), leva à Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, o projeto Limpeza dos Mares Acatmar. Com apoio da prefeitura do município será disponibilizada estrutura para que seja removida a sujeira da areia e dos costões, envolvendo também a guarda mirim do local, sob supervisão do Corpo de Bombeiros.

Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, a iniciativa busca conscientizar tanto banhistas quanto mergulhadores, usuários de barcos de lazer e pescadores. “A tão sonhada chegada de estruturas náuticas para o estado tem de estar acompanhada desta preocupação ambiental. Lutamos por ferramentas sustentáveis para a atividade”, frisa.

A empreitada vai envolver dezenas de pessoas, entre mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas. “Nas duas primeiras ações coletamos quase três toneladas de lixo. Às vésperas da temporada de verão, queremos deixar o mar destes locais limpo e orientar a todos para que não seja poluído novamente”, diz Sandro Poty, diretor de Mergulho da Acatmar.

O projeto já removeu lixo das águas dos entornos da Ilha do Arvoredo e Ilha do Francês, na Grande Florianóplis.

Anualmente, o  Clean Up the World mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em 120 países.  A mobilização conta com a participação de voluntários que tiram toneladas de resíduos das águas.

Foto: rj.gov.br

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança