C30 na ilha

Por: Redação -
02/07/2016

Os próximos dias serão os mais intensos da temporada para a C30 e sua expressiva flotilha de oito embarcações, para uma classe one-design, formada por paulistas e catarinenses. Este domingo (3) marca a abertura da 43ª Semana de Vela de Ilhabela com a regata Ilha de Toque-Toque por Boreste para os barcos de 30 pés. As provas seguem até 9 de julho, válidas também pelo Grand Prix C30, até o dia 5, e pelo Campeonato Brasileiro da classe até 8 de julho.

Os barcos paulistas têm travado disputa equilibradíssima no Circuito Ilhabela, o que mantém perspectivas de emoção do início ao fim das três competições simultâneas. “Chegamos à Semana de Vela com a tripulação bem entrosada. Devemos ter condições bem variadas, mas com predomínio de ventos fracos e médios que exigirão mais desempenho, taticamente. O +Realizado se comporta bem nesta situação, mas se considerarmos a competitividade da classe C30, precisamos manter concentração redobrada para brigarmos pelo pódio”, afirma o trimmer (regulador) da vela balão do +Realizado, Ricardo Apud.

O +Realizado é o vice-líder do circuito de 2016 (Copa Suzuki) com 20 pontos perdidos, após duas etapas, mesma pontuação do líder Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori. “O principal fator da C30 é a possibilidade de vitória aberta a todas as tripulações, o que mantém a motivação sempre elevada para se velejar. É delicioso você competir na classe em que as regatas são decididas em cima da linha de chegada e os campeonatos, por apenas um ou dois pontos”, enfatiza Dottori.

Disputam Semana de Vela, Grand Prix e Campeonato Brasileiro: Caballo Loco (Mauro Dottori), Caiçara (Marcos de Oliveira César), Loyal (Marcelo Massa), Kaikias (Felipe Echenique), Barracuda (Humberto Diniz) e +Realizado (José Luiz Apud), todos de São Paulo, além dos dois barcos de Florianópolis: Zeus (Inácio Vandersen), campeão em 2014, e Katana (Cesar Gomes). O Loyal defende os títulos, Brasileiro e da Semana de Vela, ambos conquistados em 2015, enquanto o Caiçara é o atual campeão do Circuito Ilhabela. Na segunda-feira (4) haverá regata especial para convidados a bordo.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

Assine NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio