27° Troféu Cayru tem início neste sábado no Clube dos Jangadeiros

0
3146

O Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, recebe neste fim de semana (dias 7 e 8), o Troféu Cayru. A competição, que chega à sua 27ª edição, foi criada para homenagear o barco Cayru, de Leopoldo Gayer, patrono fundador do CDJ (Clube dos Jangadeiros) . Em 1935, quando ainda era chamado de Cayruzinho, foi lançado ao mar para celebrar os 100 anos da Revolução Farroupilha.

O campeonato, que conta pontos para o Estadual de Vela de Oceano, reúne as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19, Bico de Proa e J24. A competição inicia às 11h com a tradicional volta na Ilha das Pombas. Ainda no sábado, acontece a Regata Solitário com percurso reduzido. No domingo, às 13h, ocorre a largada do Velejaço e, às 14h, tem início as regatas barla-sota. À noite, por volta das 20h, ocorrerá a entrega dos prêmios.
Vencedor da última edição do troféu no comando do San Chico 3, Xico Freitas não vê favoritos na disputa. “É como em Grenal, embora a gangorra possa estar pendendo um pouco para um lado, tudo pode acontecer. Estamos bem preparados, entrosados e vamos com tudo”, afirma.

Outra embarcação de muita competitividade que habitualmente corre o Cayru é o Kamikaze, do comandante Hilton Piccolo. “É uma regata marcante, tradicional e divertida pelo percurso longo que possui”, ressalta.

Da mesma forma, o barco Hobart, de Airton Schneider, terceiro melhor colocado no último Cayru, tem presença garantida. “Estamos entusiasmados para disputar a ponta novamente. Será uma grande festa”, destaca.