O Zipper Ship é exatamente o que você está pensando: um barco em forma de zíper

0
654

No mar interior de Seto, no Japão, a cada três anos acontece uma exposição de arte que atrai mais de um milhão de visitantes: o Festival Internacional de Arte de Setouchi. Para participar desse festival, o artista plástico e designer Yasuhiro Suzuki decidiu construir uma embarcação na forma de fecho-éclair.

O resultado foi esse aí: a Zipper Ship, uma embarcação a motor de 37 pés (11,37 metros), com casco de poliuretano reforçado, que navega como se estivesse abrindo uma jaqueta de inverno dentro d’água.

Repare na esteira que se forma enquanto ela desliza pela água, na velocidade máximas de 10 nós. Parece um zíper se abrindo. Essa foi a ideia. Uma instalação de arte moderna que navegasse de verdade.

Após o festival, realizado em 2010, a lancha, com capacidade para nove passageiros, passou a viajar de um lado para o outro entre a cidade de Takamatsu e a ilha de Megijima, transportando turistas. No fim de 2018, foi transferida para o Rio Sumida, que atravessa Tóquio. E fez a capital japonesa parar, como uma obra de arte flutuante. Pudera, não existe nada igual navegando pelos sete mares.

A inspiração de Yasuhiro Suzuki para construir o seu zíper boat veio de uma passagem bíblica: a abertura do Mar Vermelho pelo profeta Moisés. Para ele, a esteira dos barcos lembra um zíper abrindo oceanos. Portanto, para ele, nada mais natural do que uma lancha em forma de fecho. Artista tem cada uma.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste FS 290