Yanmar desenvolve tecnologia de ancoragem totalmente autônoma

0
7332

A Yanmar, com sede em Osaka, no Japão, anunciou que está desenvolvendo um sistema de ancoragem totalmente automatizado que irá estacionar barcos sem a necessidade de qualquer tipo de intervenção humana.

A tecnologia de ancoragem automática da empresa está sendo desenvolvida como parte de uma colaboração com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra Marinha (JAMSTEC), destinada à criação de embarcações totalmente robóticas para operações em águas perigosas, pesquisas marítimas ou futuras aplicações de pesca inteligente.

A capacidade de atracação automática que está sendo desenvolvida como parte dessa iniciativa é vista como tendo aplicações imediatas e difundidas na navegação de recreio. Sua capacidade de funcionar sem qualquer intervenção do operador é vista como particularmente benéfica para frotas de aluguel, ao mesmo tempo em que atrai navegadores novos ou inexperientes.

LEIA TAMBÉM
>>Já estão abertas as inscrições para a 20ª Regata Náutica Caras. Não perca!
>>Sedna Group apresentará 10 de suas embarcações no Rio
>>Campeões definidos no 30º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

O sistema de ancoragem da Yanmar utiliza a tecnologia de posicionamento cinemático RTK-GNSS 2 em tempo real impulsionada por um sistema para fornecer dados de posicionamento extremamente precisos, que podem ser usados ​​com sensores adicionais para direcionar o barco para o local designado da doca.

“A tecnologia deve ser aplicada não apenas às embarcações comerciais, mas também às embarcações de recreio e pesca da Yanmar no Japão, com a implantação começando depois de 2020”, afirma um comunicado da empresa.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones