Yacht Club Paulista expõe barcos clássicos e raros

0
2642

Embarcando em viagem nostálgica, os visitantes do Yacht Club Paulista (YCP) terão a oportunidade de contemplar lanchas e veleiros que marcaram a história náutica do país. A paixão pelas embarcações motivou, em 2015, o primeiro Classic Boat Festival, exposição de barcos clássicos que celebram a elegância e o charme das décadas de 1950, 60 e 70, quando a Represa de Guarapiranga e a motonáutica do YCP compunham o cenário esportivo e social da náutica paulistana e brasileira.

O Festival chega à quarta edição, seduzindo a cada ano mais entusiastas e colecionadores. Neste ano, os amantes da velocidade poderão conferir os lendários modelos crackerbox, runabout e skiboat. A programação dos dias 19 e 20 de maio incluem baterias de corrida entre lanchas na tradicional raia triangular a ser montada em frente ao YCP, além de demonstrações de esqui aquático, wakeboard e o desfile de barcos clássicos.

“Queremos resgatar os anos dourados das embarcações na Guarapiranga com o glamour da época em que grandes pilotos como Émerson e Wilsinho Fittipaldi corriam com seus carros no Autódromo de Interlagos e também tinham seus barcos na represa. Vamos expor lanchas históricas como Riva e Chris Craft. Contamos com os apoios de Farinha 101 do Moinho Santa Clara e Vintage Boat, além das colaborações de Park Land e Esquimar”, destaca o organizador do Classic Boat Festiva, Sérgio Canineo.

A cerimônia de abertura será comandada pela Marinha do Brasil, com o hasteamento da bandeira nacional. Em meio às atividades, está prevista a partida dos barcos da segunda etapa da Copa Vela YCP, no início das tardes de sábado e domingo. Para oferecer mais conforto e segurança aos visitantes, a prefeitura regional do M’Boi Mirim recapeou a Estrada do Itupu, acesso ao Yacht Club Paulista.

No fim de semana seguinte ao evento das lanchas, será a vez dos veleiros clássicos contarem a história vitoriosa da vela brasileira, com a segunda edição do Classic Sailing Festival, em 26 e 27 de maio. Barcos antigos e restaurados estarão expostos no YCP e correrão uma regata comemorativa aos grandes velejadores. São esperados medalhistas olímpicos, campeões mundiais e outros expoentes da vela como, Lars Grael, Bruno Prada, Jorginho Zarif, Eduardo Souza Ramos, Amyr Klink e Alex Welter.

Em ambos finais de semana o Classic Festival estará à disposição dos visitantes das 9h às 17h, com entrada franca e estacionamento pago. Para alimentação, além da tradicional lanchonete, haverá barracas temáticas no estilo retrô. Para reforçar o ambiente dos Anos Dourados, carros antigos estarão expostos junto à sede social do YCP, com as participações dos Clubes MG, Alfa Romeo e Pickups do Brasil.

Inscrições e mais informações: http://bit.ly/ycp-classicboat

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones