Volvo Penta traz automação, conectividade e eletromobilidade para o São Paulo Boat...

Volvo Penta traz automação, conectividade e eletromobilidade para o São Paulo Boat Show

0
2602

A Volvo Penta realizou um encontro na manhã desta sexta-feira, 28, para apresentar algumas de suas mais novas tecnologias, que estão sendo exibidas no São Paulo Boat Show 2018. Na ocasião, Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America, e Emerson Baptista, diretor comercial da Volvo Penta, mostraram um panorama do que está sendo desenvolvido pela empresa e seus benefícios.

“Automação, eletromobilidade e conectividade estão presentes em todas as iniciativas do Grupo Volvo. Nossos produtos, serviços e soluções de pós-venda para a navegação têm sempre essa conexão com o posicionamento global, para oferecer aos clientes uma experiência náutica agradável, com segurança e conforto”, declara Gabriel Barsalini.

A Volvo Penta se consolida na vanguarda mundial da navegação, apresentando soluções que atendem às necessidades da navegação atual e respeitam o meio ambiente. Com sua filosofia Easy Boating – que tem a promessa de tornar a navegação mais simples e segura – a marca apresenta a tecnologia inovadora do sistema para atracagem autônoma, o Self-docking, que auxilia os barcos a atracarem sozinhos e representa o que há de mais avançado para o iatismo moderno. A previsão de lançamento comercial é 2020.

No centro do Self-docking está o Inboard Performance System (IPS),um sistema completo de propulsão, integrando pilotagem, motor e hélices. Com inúmeros sensores e a capacidade de processamento de navegação avançada, o IPS oferece um posicionamento preciso, mesmo em atracadouros apertados, com mudanças de vento e condições difíceis do mar. Em marinas congestionadas, o sistema auxilia o navegador a direcionar o barco a entrar e sair das docas de forma fácil e segura, em modo automático e sob sua supervisão.

IPS híbrido: zero ruídos e emissões

Outra novidade da marca é o IPS híbrido (Hybrid IPS solution), que amplia as vantagens do conceito. O sistema de propulsão foi projetado para proporcionar operações 100% em modo elétrico, sem ruídos, vibrações e com zero emissões de poluentes. Operando nessa modalidade, o IPS pode ser utilizado em regiões ambientalmente sensíveis. Além disso, proporciona maior conforto a bordo, melhores condições de pilotagem e proporciona redução nos custos de operação.

Com previsão de lançamento para embarcações comerciais a partir de 2021, o novo sistema terá um motor elétrico e um acoplamento embutido entre o motor principal a diesel e a propulsão, com um grupo de baterias expansível, que permitirá o ajuste da estrutura conforme a necessidade da embarcação). As baterias poderão ser carregadas usando o próprio motor diesel ou carregadores AC ou DC.

De início, o sistema IPS híbrido contemplará motores entre 8 e 13 litros, comumente utilizados em embarcações comerciais. Para o futuro, o conceito se estenderá para embarcações de lazer.

Motores Volvo Penta: potência e economia

Pioneira na introdução de novas tecnologias para a navegação esportiva e de lazer, a Volvo Penta também leva para o São Paulo Boat Show os potentes motores: D13-1000 a diesel e V8-380. Com a tradicional potência e economia de combustível dos motores da marca, o D13-1000 oferece desempenho esportivo e economia de combustível acima da média. O motor atende à expectativa dos navegadores em relação ao silêncio, pois possui baixo nível de ruído e vibrações, além de proporcionar níveis reduzidos de emissões de CO2.  O já consagrado motor de rabeta a gasolina, o V8-380 Forward Drive, é único no mercado com a rabeta voltada para a proa, que garante melhor desempenho e segurança para a prática de esportes aquáticos como o Wake Surf e Wake Board.

Easy Connect: dados do barco na palma da mão

O aplicativo Easy Connect Volvo Penta permite o acesso aos dados do motor da embarcação instantaneamente e em tempo real se o proprietário estiver embarcado. As informações de rota são acessadas a partir de seus smartphones ou tablets e ficam disponíveis para acesso quando o barco retorna da viagem.

O app dá acesso a uma infinidade de dados técnicos, como rotação do motor, temperatura do óleo e horas de operação do motor. É uma ferramenta perfeita para o planejamento de futuras viagens, pois armazena o histórico de rotas.  Simples e intuitivo, o Easy Connect assemelha-se a um painel de instrumentos personalizável, para atender as demandas de cada cliente. São duas telas – a Capitão para operação a bordo, e a Em Casa (Home) para acessar informação salva quando não conectado com o barco.

Pareado com interface Bluetooth® instalada a bordo para as transferências de dados, o dono do barco precisa apenas baixar o aplicativo e instalar um pequeno hardware na embarcação, encontrando na rede de distribuidores Penta por todo o Brasil.

“Estamos aprimorando a experiência de navegação, tanto a bordo quanto em casa”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America. O lançamento foi em abril no Rio Boat Show, no Rio de Janeiro, um dos maiores eventos de tecnologia e serviços náuticos da América Latina.

Os profissionais da fábrica e da rede de centros autorizados Penta de diferentes regiões do Brasil estarão à disposição durante o São Paulo Boat Show para fornecer mais informações e tirar dúvidas sobre os produtos e serviços da marca.

Assista a primeira atracação pública de um barco entre dois veleiros:

https://www.facebook.com/VolvoPentaBrasil/videos/1954036167963515

Com o tema “O mercado náutico vem com tudo”, o salão náutico paulista traz um verdadeiro show de experiência. Conta com um pavilhão exclusivo destinado a cidades com potencial náutico, que prometem seduzir os visitantes. A atração mostra o potencial turístico de diversos lugares, cuidadosamente selecionados.

Como de costume, os objetos e serviços mais cobiçados do mercado de luxo, de aeronaves a automóveis, estão ao alcance dos visitantes no Espaço dos Desejos, que reúne marcas de requinte em uma área de mais de 2,5 mil m² reservada.

Pelo quarto ano consecutivo, o PADI Dive Festival, maior evento de mergulho da América Latina, é realizado simultaneamente ao Boat Show, com novidades aos amantes do fundo do mar.

Além disso, o 4º Congresso NÁUTICA discutiu os entraves ao desenvolvimento do turismo náutico no Brasil e como superá-los. Especialistas de diversas áreas indicaram os caminhos a percorrer. O evento, exclusivo para convidados, aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, e reuniu prefeitos e secretários de turismo.

Os visitantes do maior salão náutico indoor da América Latina poderão, ainda, podem saborear um cardápio único dentro de uma experiência gastronômica inesquecível, preparada por um dos principais chefs do Brasil. E não acaba por aí! Todos os que visitarem o salão náutico e preencherem um cupom na entrada do evento concorrerão ao sorteio de um jet Sea-Doo Spark Trixx. Imperdível!

O São Paulo Boat Show 2018 acontece até a terça-feira, dia 2 de outubro, e reúne os principais lançamentos e destaques do mercado náutico em um só lugar. O São Paulo Expo recebe as principais marcas e representantes do setor, que apresentam para o público os mais diversos produtos, entre lanchas, infláveis, barcos de pesca, jets, equipamentos, acessórios, motores e muito mais!

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2018

Quando? De 27 de setembro a 2 de outubro
Onde? São Paulo Expo
Horário? 27/09 (primeiro dia) – Das 15h às 22h
Dias de semana – Das 13h às 22h
Fim de semana – Das 12h às 22h
02/10 (último dia) – Das 13h às 21h

Acesse: www.saopauloboatshow.com.br

Aproveite e compre seu ingresso antecipado para visitar o São Paulo Boat Show. Saiba como.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones


;