Volvo Penta expande atuação com aquisição de empresa de baterias marítimas

0
205
volvo penta zem as

A Volvo Penta está expandindo sua área de atuação, experiência e alcance ao se tornar a acionista majoritária da ZEM AS, uma empresa norueguesa pioneira em sistema de baterias marítimas e soluções de transmissão elétrica.

A empresa adquirida pela Volvo possui 12 anos de experiência na área como fornecedora desse ramo e com uma forte abrangência na Noruega, representando o mercado de e-mobilidade marítima.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O diretor de tecnologia da Volto Penta, Peter Granqvist, contou: “Como parte das grandes iniciativas de eletromobilidade do Grupo Volvo, a Volvo Penta tem uma base tecnológica sólida para alavancar. A eletromobilidade marítima, no entanto, tem um conjunto único de requisitos. Existem considerações muito específicas que são de extrema importância em relação ao ambiente de instalação, segurança, bem como o caso de uso em si, além da atual falta de infraestrutura de carregamento.”

Essas são questões desafiadoras que exigem experiência e solução de problemas inovadores. Além disso, as regulamentações marítimas diferem das da estrada.

“Acreditamos que reunir diferentes perspectivas e experiências é fundamental quando se trata de desenvolver e progredir no campo da eletromobilidade marinha”, continua o diretor. “A ambição desta fantástica aquisição é dar mais um passo em frente no desenvolvimento da eletromobilidade, graças à competência e oferta marítima especializada que a ZEM tem hoje”.

A equipe central da ZEM tem um histórico em eletromobilidade que remonta a 1993. Em 2009, a empresa norueguesa foi fundada, como consultora para o setor marítimo e offshore, para projetar soluções híbridas e de baterias.

Hoje, ela oferece soluções de bateria para muitas aplicações diferentes, que vão desde balsas, navios de abastecimento offshore e navios de passageiros de alta velocidade, até barcos salva-vidas e o setor de aquicultura em expansão.

A Volvo Penta explicou que o intuito, do momento da aquisição em diante, é apoiar o crescimento da ZEM por meio de sua rede estabelecida, enquanto a experiência da ZEM ajudará a Volvo Penta a acelerar os projetos de desenvolvimento.

Juntas, as empresas irão expandir e acelerar o alcance e as capacidades da Volvo Penta em eletromobilidade marítima.

O fundador da ZEM, Jan-Olaf Willums, também deu seu relato e explicou que “a união de forças com a Volvo Penta marca o início de uma fase nova e empolgante para a ZEM. Nossas duas empresas estão alinhadas em valores fundamentais como segurança e proteção ambiental e ambos temos o espírito pioneiro escandinavo. O nome e o alcance de mercado da Volvo Penta ajudarão a nos impulsionar para novos mercados de eletromobilidade, apoiando nosso crescimento”.

volvo penta zem as

LEIA MAIS

>> Volvo Penta participa de projeto que visa mapear todo o fundo do oceano até 2030

>> App Easy Connect, da Volvo Penta, ganha atualizações para aprimorar experiência de navegação

>> Volvo Penta amplia oferta Glass Cockpit com três novos monitores

Para completar as medidas de sustentabilidade, o Grupo Volvo também anunciou que está redirecionando mais recursos para acelerar o desenvolvimento de seus produtos.

A ambição é alcançar emissões líquidas de zero por meio de combustíveis renováveis ​​e livres de fósseis, elétrica e tecnologia híbrida, ao mesmo tempo em que continua a fornecer soluções eficientes para a indústria naval.

“A visão da Volvo Penta é se tornar um líder em soluções de energia sustentável, onde estamos conduzindo a transformação em terra e no mar em direção a uma sociedade mais sustentável”, explica Heléne Mellquist, presidente da Volvo Penta.

Ela continua: “Com essa aquisição, agora podemos oferecer soluções de transmissão para clientes marítimos por meio da ZEM, e também contribuir para uma pegada mais ampla de eletromobilidade marítima por meio do fornecimento de bateria. É um passo à frente em nossa transformação e também permitirá que a Volvo Penta capture novas oportunidades. ”

Por enquanto, a ZEM permanecerá operando sob sua marca atual e sob a liderança de Egil Mollestad, o CEO de longa data da ZEM, e um pioneiro reconhecido no setor marítimo. A colaboração entre a Volvo Penta e a ZEM deve crescer gradualmente a partir de então.

“Estou ansioso para trabalhar com a Volvo Penta. Isso nos permitirá crescer, tanto em tecnologia quanto em canais de vendas e suporte pós-venda ”, afirma Egil Mollestad.

Para finalizar, Heléne Mellquist completou o relato, afirmando que “a mudança da tecnologia baseada em diesel para a eletrificação será um elemento-chave em nossa transformação, junto com outros novos avanços tecnológicos. A jornada de eletrificação será reforçada por meio de forte colaboração com as partes interessadas — clientes, parceiros de negócios e especialistas da indústria com ideias semelhantes.”

Esta transação não tem impacto significativo nos ganhos ou na posição financeira do Grupo Volvo, de acordo com as diretrizes da empresa.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

NHD