Você prefere lancha ou veleiro? Este barquinho agrada aos dois!

Por: Redação -
28/08/2018

O que você prefere? A suavidade do velejar ou a adrenalina de um barco a motor? Assim como muitos, Andrés Cárdenas, dono do estaleiro espanhol Nuva Yachts, fica com as duas opções. Daí ter encomendado ao estúdio Barcelona Yacht Design uma embarcação que levasse o prazer de navegar, em igual medida, a neófitos no mundo náutico e a navegadores experientes.

Foi assim que nasceu o Nuva MS6, que mede apenas 19,65 pés (5,99 m) de comprimento e 2,47 m de boca. Ele pode parecer pequenino ao primeiro olhar (e é, mesmo!), mas surpreende pelas múltiplas possibilidades que oferece. A começar pelo fato de ser híbrido, ou seja, poder ser usado como veleiro ou lancha. A bordo deste barquinho revolucionário, é possível cumprir distâncias razoáveis, com rapidez (no modo motor), passar o dia velejando no destino da sua preferência (no modo vela) e, antes de voltar para a marina, tomar sol nos amplos solários do brinquedinho (amplos para valer, já que se estendem sobre a água, por causa de um recurso que prolonga o cockpit lateralmente) ou até tirar um cochilo em sua cabine (sim, há uma pequena cabine). É ou não é uma embarcação que entrega muito mais do que se poderia esperar dela?

Fácil de transportar e manusear, o Nuva pode ser transportado numa carreta rodoviária com freio próprio, porque é leve (seu peso é de apenas 1 350 kg). É, também, um barco seguro (com casco insubmergível) e confortável, já que sua cabine é equipada com cama para duas pessoas e sanitário químico. Mas o que mais surpreende talvez seja a incorporação de um conceito que virou tendência na indústria náutica mundial: o beach club.

O cockpit pode ser expandido lateralmente, ampliando a boca em quase um metro, à medida que essas “plataformas” avançam sobre a água. É que os bordos da embarcação, na área da popa, onde ficam os bancos laterais, podem ser como que destacados do corpo do barco (ainda que ligados a ele, claro), criando dois grandes solários — ou, se você preferir, uma bela praia particular. Cá entre nós, é uma façanha e tanto para um barco com dimensões tão reduzidas.

E a “mágica” não para por aí. O mágico barquinho tem ainda uma pequena cabine com cama (onde duas pessoas podem tirar ao menos um cochilo) e banheiro químico. Graças às suas dimensões, o Nuva permite ancoragens em espaços exíguos. Mesmo porque sua quilha é retrátil e cabe completamente dentro do casco — cujo calado, nessa condição, é de apenas 0,45 m. Tal recurso, visto somente em veleiros maiores, é acionado ao toque de um botão e favorece também a aceleração no modo lancha, já que diminui o arrasto. Da mesma forma, é fácil instalar e desinstalar o leme, que pode ser guardado no convés.

O motor que impulsiona a embarcação é um popa Yamaha de quatro tempos, com potência de 70 hp, que permite navegar a 14 nós na velocidade de cruzeiro e a 20 nós na máxima, segundo o fabricante. No modo veleiro, a performance não deixa de ser satisfatória: o barco atinge cerca de 6 nós e fornece reações rápidas a partir de ventos na casa dos 8 nós. Equipado com mastro de carbono de 8,8 m, o Nuva permite a instalação de gennaker (opcional) — somente a área vélica da mestra é de 16,8 m². Você já viu tantos atributos em um barco tão pequenino?

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas