Vitória prevê implantação de marina pública na praia de Camburi

0
4880
Foto: Reprodução

O pontapé inicial para Vitória (ES) ter a sua marina pública foi dado nesta segunda-feira (31). Foi publicado no Diário Oficial do Município o edital de manifestação de interesse e seleção de projeto básico visando a implantação do empreendimento na praia de Camburi.

A expectativa é atrair com a Marina Pública um novo público, que atualmente não tem acesso a este tipo de equipamento, para as modalidades náuticas de esporte, lazer e turismo. Após a escolha da empresa que apresentar o melhor projeto, o passo seguinte será a publicação do edital de concessão. O empreendimento não contará com recursos da Prefeitura.

“A implantação da Marina, que não contará com recursos da prefeitura, representará um marco para o desenvolvimento do turismo náutico na cidade de Vitória, ampliando as opções de esporte e lazer, além de contribuir para a requalificação urbanística da região”, destacou o secretário municipal de turismo, trabalho e renda, Leonardo Krohling.

Ainda segundo o secretário Leonardo Krohling, a marina pública contará com alta qualidade operacional, funcional e arquitetônica e irá complementar as várias melhorias já implementadas ao longo da praia de Camburi, criando, assim, mais um polo de atração para moradores e para o turismo na capital.

“A cidade de Vitória está localizada em ponto estratégico para receber embarcações que realizam viagens de longa distância e intercontinentais. Na costa entre a cidade do Rio de Janeiro e Porto Seguro não existem marinas que ofereçam vagas com segurança e os serviços necessários para esta prática”, complementa o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

Os interessados em participar do chamamento público deverão protocolar, no prazo máximo de até 30 dias corridos, o Requerimento de Autorização na Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, localizada na sede do Palácio Municipal, situada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira, no horário das 12h às 19h. O edital, contendo todas as condições de participação e detalhamento do objeto, poderá ser obtido por meio deste link clicando em “Editais da SEMTTRE”.

A marina pública de Vitória deverá ser implantada junto ao canal do píer de Iemanjá, com aproximadamente 100 vagas molhadas para embarcações de calado de até 3 metros, hangares para 160 embarcações de até 40 pés, área social e turística, áreas técnicas e de serviços.

A proposta tem como objetivo dar prosseguimento à orla marítima, complementando assim seus usos e equipamentos. O empreendimento contará com contrapartida social, a qual promoverá melhoria nas condições ambientais para a biodiversidade, da qualidade da água e a conservação de valores naturais, culturais e estéticos.

Quando estiver em operação, o empreendimento vai gerar empregos diretos e indiretos, com funcionários, marinheiros e prestadores de serviço, proporcionando uma nova cadeia de serviços e produtos. Estudo técnico aponta que a operação da marina poderá gerar R$ 7,00 em receita para cada R$ 1,00 recebido. Além disso, cada barco acima de 25 pés deverá criar cerca de três postos de trabalho.

Schaefer V33