Vitória prevê implantação de marina pública na praia de Camburi

Por: Redação -
02/08/2017
Foto: Reprodução

O pontapé inicial para Vitória (ES) ter a sua marina pública foi dado nesta segunda-feira (31). Foi publicado no Diário Oficial do Município o edital de manifestação de interesse e seleção de projeto básico visando a implantação do empreendimento na praia de Camburi.

A expectativa é atrair com a Marina Pública um novo público, que atualmente não tem acesso a este tipo de equipamento, para as modalidades náuticas de esporte, lazer e turismo. Após a escolha da empresa que apresentar o melhor projeto, o passo seguinte será a publicação do edital de concessão. O empreendimento não contará com recursos da Prefeitura.

“A implantação da Marina, que não contará com recursos da prefeitura, representará um marco para o desenvolvimento do turismo náutico na cidade de Vitória, ampliando as opções de esporte e lazer, além de contribuir para a requalificação urbanística da região”, destacou o secretário municipal de turismo, trabalho e renda, Leonardo Krohling.

Ainda segundo o secretário Leonardo Krohling, a marina pública contará com alta qualidade operacional, funcional e arquitetônica e irá complementar as várias melhorias já implementadas ao longo da praia de Camburi, criando, assim, mais um polo de atração para moradores e para o turismo na capital.

“A cidade de Vitória está localizada em ponto estratégico para receber embarcações que realizam viagens de longa distância e intercontinentais. Na costa entre a cidade do Rio de Janeiro e Porto Seguro não existem marinas que ofereçam vagas com segurança e os serviços necessários para esta prática”, complementa o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

Os interessados em participar do chamamento público deverão protocolar, no prazo máximo de até 30 dias corridos, o Requerimento de Autorização na Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, localizada na sede do Palácio Municipal, situada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira, no horário das 12h às 19h. O edital, contendo todas as condições de participação e detalhamento do objeto, poderá ser obtido por meio deste link clicando em “Editais da SEMTTRE”.

A marina pública de Vitória deverá ser implantada junto ao canal do píer de Iemanjá, com aproximadamente 100 vagas molhadas para embarcações de calado de até 3 metros, hangares para 160 embarcações de até 40 pés, área social e turística, áreas técnicas e de serviços.

A proposta tem como objetivo dar prosseguimento à orla marítima, complementando assim seus usos e equipamentos. O empreendimento contará com contrapartida social, a qual promoverá melhoria nas condições ambientais para a biodiversidade, da qualidade da água e a conservação de valores naturais, culturais e estéticos.

Quando estiver em operação, o empreendimento vai gerar empregos diretos e indiretos, com funcionários, marinheiros e prestadores de serviço, proporcionando uma nova cadeia de serviços e produtos. Estudo técnico aponta que a operação da marina poderá gerar R$ 7,00 em receita para cada R$ 1,00 recebido. Além disso, cada barco acima de 25 pés deverá criar cerca de três postos de trabalho.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024