Vitamina D pode ter papel importante na prevenção e combate ao coronavírus

0
754

Boa notícia: pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgaram uma descoberta importante. A vitamina D pode ser grande aliada tanto na prevenção quanto no combate ao novo coronavírus, especialmente em idosos. Outra boa notícia: o sol é a fonte responsável por 80 a 90% da vitamina D que o corpo recebe.

Coordenada pelos professores Giancarlo Isaia e Enzo Medico, a pesquisa concluiu que a vitamina D apresenta provável capacidade de neutralizar os danos causados pela doença nos pulmões – decorrentes de complicações respiratórias -, além de ter um papel importante na modulação do sistema imunológico.

Comprovadamente efetiva na redução de risco de infecções respiratórias de origem viral, a vitamina D também pode ser eficaz na melhora da síndrome respiratória aguda grave (SARS), provocada pelo coronavírus.

Os cientistas italianos se dedicaram a estudar principalmente os casos de idosos frágeis diagnosticados com a COVID-19 – sobretudo hóspedes em casas de repouso que não se expõem adequadamente à luz solar. A maioria deles apresentava deficiência de vitamina D – condição que, de acordo com o estudo, é comum a boa parte da população italiana.

Com base na análise desse público, o estudo sugere que a regularização dos níveis de vitamina D no organismo pode proporcionar maior resistência à infecção pelo coronavírus. A publicação indica ainda que a administração intravenosa de vitamina D em pacientes infectados e com função respiratória comprometida é uma alternativa com potencial de eficácia e deve ser levada em consideração pelos médicos.

Schaefer770