Secretário de Turismo de São Paulo participou do 5º Congresso NÁUTICA

0
356

Dando sequência ao ciclo de palestra do 5º Congresso Internacional Náutica, Vinícius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo e ex-ministro do Turismo (na gestão Michel Temer), disse que o país poderia ser uma potência no setor, se afastar daquilo que ele chamou de “maldição da riqueza”, quando a disponibilidade de recursos naturais acaba se transformando em um peso, em vez de uma bênção. “Quem tem tudo perde o foco”, acredita. No caso do Brasil, a riqueza está na biodiversidade. “Somos um país imensamente rico em recursos naturais: Mata Atlântica, fauna e flora diversificadas, clima variado e águas abundantes. Mas não podendo crescer, por conta de entraves da legislação ambiental”, lamenta. Removendo essas restrições e, ao mesmo, investindo fortemente no setor, é possível, segundo ele, fazer do turismo um segmento tão forte quanto o agronegócio.

“Com o Governo Federal atuando em parceria com as secretarias de turismo estaduais, é possível alavancar a economia e gerar muitos empregos, se consideramos o impacto dessa atividade na geração de negócios. Se não desenvolvermos as vantagens que temos, estaremos enganando os próprios brasileiros”, disse Vinícius Lummertz. Segundo os dados de sua secretaria, São Paulo recebe 44 milhões de turistas por ano, 48,7% deles viagens de negócios ou para cuidar da saúde, apenas 7,9% para lazer. O turismo náutico permanece em segundo plano em São Paulo, ao mesmo tempo em que o litoral Sul do estado abriga um dos maiores trechos de Mata Atlântica, praias lindas e ilhas selvagens e de uma das melhores águas para navegar, o que poderiam contribuir para o desenvolvimento econômico da região.

Fotos: Matheus Fugazza

O maior salão náutico indoor da América Latina chega em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. São iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais para o público acompanhar até a próxima terça-feira, 24 de setembro, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 tem organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.