Viagem no tempo

0
5227

Dentre tantos modelos de embarcações já produzidos no Brasil, e aqueles que foram publicados pela NÁUTICA, selecionamos 10 barcos que fizeram história nestes 27 anos de existência da revista. Vale a pena conferir!

Runner 330

runner 330_OK

Lançada pela Squalo em meados da década de 90, foi feita para quem gosta, acima de tudo, de sentir o vento no rosto. No nosso teste, com dois motores de popa de 250 hp, levou apenas 2,8 segundos para ir da marcha lenta aos 20 nós, com 47,2 de velocidade máxima.

Magnum 29

magnum 29_OK

Quando foi lançada, em 1993, baseada na americana Cigarette 28, tinha um casco já consagrado, projetado para ter alto desempenho pelo mestre da velocidade Don Aronow.

Cobra Canguru 19

COBRA CANGURU 19_OK

A lancha de proa aberta de maior sucesso no final dos anos 1980 início dos 90. Tinha cockpit inovador para a época, com ótimo solário na proa, e usava tanto motor de popa como de centro-rabeta, algo raro em lanchas desse porte.

Panther 33

panther 33_OK

Construída pela Intermarine, teve seu reinado em águas brasileiras nas décadas de 1970/80, como lancha de alta performance. Seu casco navegador fazia um casamento perfeito com um motor de 165 hp.

Tecnomarine 53

TECNOMARINE 53_OK

Lançada no final dos anos 1980, foi um barco à frente de seu tempo, para os padrões brasileiros de então. Seu painel, por exemplo, era repleto de eletrônicos. O acabamento, luxuoso. E trazia algumas sacadas.

Levefort Marajó 16

Marajo 19 Machine_OK

Nos anos 1980, era a preferida de quem procurava uma lanchinha para pescar em rios e águas abrigadas. Mas também era utilizada para passeios, levando até sete pessoas no ótimo casco de alumínio.

Real 24 Class

Real 24 class_OK

Típica lancha de proa aberta, do estaleiro Real Power Boats, que agrada tanto no estilo como no desempenho. Oferece motorização de popa ou de centro-rabeta, e ainda por cima com opção de diesel.

Phantom 290

Phantom290_OK

Modelo de maior sucesso da Schaefer Yachts, com 890 unidades vendidas. Do interior da cabine ao cockpit, com detalhes como uma gostosa espreguiçadeira, tudo nela satisfaz.

Focker 190 Style

Focker 190 style_OK

Lançada no ano 2000 pelo estaleiro catarinense Fibrafort, de Itajaí, ostentou o título de a lancha mais vendida no Brasil, com incríveis 2150 unidades vendidas.

Carbrasmar Marimba 18

DSC01037_OK

Criadas pelo lendário projetista Joachim Küsters, com cascos reconhecidamente marinheiros, as lanchas Carbrasmar são o marco de uma época. Esta aqui é cultuada até hoje como uma das melhores lanchas nacionais.

 

Foto: Arquivo NÁUTICA

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

COMPARTILHAR
AnteriorPresente especial
PróximoRumo aos EUA
Paulistano, formado em Comunicações Sociais e em História, passou 35 de seus 63 anos de vida em redações. Há 21 anos, trabalha em publicações sobre barcos, em especial NÁUTICA, em cuja redação ingressou em 2007, como repórter e editor. Atualmente, é colaborador fixo da revista.