Barcos brasileiros conquistam título e 3º lugares na Cape to Rio, maior regata do Hemisfério Sul

Por: Redação -
03/02/2020
Foto: Alec Smith

Os dois barcos brasileiros da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) brilharam no Oceano Atlântico e terminaram com o título e o terceiro lugares na classe Monocascos da famosa regata Cape to Rio – Cidade do Cabo – Rio de Janeiro, a maior regata do Hemisfério Sul do mundo. A regata teve largada no dia 11 de janeiro, no Royal Cape Yacht Club, na Cidade do Cabo, e os barcos brasileiros ficaram por 18 e 19 dias no mar até a conclusão, na semana passada, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O barco vencedor foi o Mussulo – Angola Cables, comandado por José Guilherme Mendes, barco do  Yacht Club de Ilhabela, de Ilhabela (SP) em dupla com Leo Chicourel, natural de Angola. Eles navegaram por mais de 3 700 milhas náuticas e concluiu o percurso na terça-feira, dia 28. O segundo lugar ficou com o barco sul-africano Ballyhoo Too que concluiu nesta sexta-feira o percurso, mas ficou com o segundo lugar no tempo corrigido diante do barco carioca Saravah, comandado por Pierre Jullie, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que fechou o pódio. O Saravah finalizou a regata na quarta-feira.

Foram 17 barcos na categoria monocasco onde disputaram os brasileiros e 22 no total. Além de Brasil e África do Sul, a compeptição contou com barcos da Alemanha, Argentina, Itália, Austrália e Angola.

“Fomos para Cape Town para participar deste importante evento. Ficamos muito supresos com o nosso bom desempenho e nossas boas escolhas na nossa trajetória. Estivemos disputando as primeiras colocações por muito tempo e isso aumenta a pressão no grupo. Mas estávamos muito entrosados e mantivemos o espirito elevado até o final, não desistindo nunca mesmo com as dificuldades do último dia. Sem desmerecer nossos adversários, quiseram os deuses que a vitória ficasse para outra oportunidade. Estamos muito orgulhosos com o nosso terceiro lugar,” disse Pierre Joullie, do Saravah, que contou na tripulação com o pernambucano Hanz Hutzler (navegador), Phil Wade, reconhecido e veterano velejador da Africa do Sul, Jorge Izquierdo, de Itajaí (SC), Fabio Mansur, de São Paulo, Luidi Fortunato, do Rio de Janeiro, Alain Joullié, do Rio de Janeiro e Grécia, Gustavo Peixoto, do Recife (PE).

Joullie detalhou as dificuldades enfrentadas no mar durante as quase três semanas à bordo. Cada tripulante dormiu apenas duas horas por dia revezando em três turnos, tudo em prol do melhor desempenho, dois deles, Hans (navegador) e Phill, não entraram no rodízio e ficavam ativos 24h por dia: “Tivemos duas tormentas na viagem. Uma de alta pressão ainda nas águas africanas que nos deixou em ritmo de sobrevivência por 24h e o Curumi, uma baixa que nasceu como ciclone sub tripical e embora tenha se dissipado rapidamente nos influenciou por quase dois dias. Aliás, entendo que a calmaria que pegamos no final ainda foi reflexo deste sistema. O barco realmente se comportou maravilhosamente. As quebras foram mínimas e rapidamente corrigidas pela engenharia de bordo. O Saravah, após 4 travessias oceânicas, se estabelece como como um barco extremamente seguro e veloz, perfeito para tais empreitadas”.

LEIA TAMBÉM

Pierre já havia participado com o Saravah em 2017 da prova e na segunda participação ficou ainda mais feliz com o bom desempenho por conta do Centenário do Iate Clube do Rio de Janeiro que será comemorado no fim do ano: “O Iate Clube do Rio de Janeiro é co-organizador deste tradicional evento. Acompanho a Cape To Rio deste que era criança. Para mim, eventos desta envergadura inspiram os mais jovens e fortalecem a imagem do clube. Aliás representamos, além do ICRJ, a fundação Marine Inspirations que apoia jovens com poucos recursos e oportunidades a trilhar carreiras na área marítima. O embaixador da Marine Inspirations a bordo foi justamente o Phil Wade. Estou muito orgulhoso em representar meu clube nos seus 100 anos de fundação. Sou a terceira geração de velejadores de oceano da família, sempre no ICRJ”.

Na classe multicascos, o Love Water, da África do Sul, foi o campeão, concluindo o percurso em mais de sete dias, deixando o italiano Maserati em segundo lugar.

A Cape Town to Rio começou em 1971 e é disputada em média a cada três anos. A distância média é de 3 600 milhas náuticas, com largada do Royal Cape Yacht Club e chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro, que completa seu centenário em 2020.

A cerimônia de premiação foi realizada no domingo (2), às 18h, no Iate Clube do Rio de Janeiro, com a presença das tripulações do Saravah e do Mussulo.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

Relacionadas

Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória