Conheça os vencedores dos títulos do Brasileiro de Vela de Oceano em Ubatuba

Por: Redação -
08/09/2021

Foram definidos, nesta terça-feira (7), os Campeões Brasileiros de Vela de Oceano, durante a realização do 12º International Paint Ubatuba Sailing Festival, realizado no Ubatuba Iate Clube, litoral norte do estado de São Paulo.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Na principal classe, a ORC, o barco mais moderno do país, o Phoenix, do Iate Clube de Santos, sob o comando de Eduardo Souza Ramos, que tem duas participações olímpicas no currículo, foi o grande campeão quase que de ponta a ponta. Diante de um dia com ventos mais fortes, próximos aos 20 nós, a tripulação venceu a primeira regata do dia e já garantiu a conquista sem precisar participar da última disputa. O barco só não ganhou uma das cinco regatas em que participou. Outro barco santista, o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, ficou em segundo lugar com o veleiro Avohai, de Lars Grael, do Iate Clube do Rio de Janeiro, completando o pódio.

“Muito contente com a vitória, depois da Semana de Ilhabela, saiu um gostinho amargo, conseguimos afinar um pouco mais a tripulação, o Marco Grael veio para nos ajudar, estreou como pé quente, trouxe a vitória para nós, o barco é uma máquina. Agradecer também ao comandante Eduardo, agora é só celebrar”, disse André Fonseca, o Bochecha, que tem no currículo participações em regatas da The Ocean Race,a Volta ao Mundo.

Marco Grael, filho de Torben Grael e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, destacou: “Destaque foi o entrosamento da equipe, já velejamos em vários barcos juntos, a equipe já chegou aqui com mais conhecimento, a Ferrari estava a todo vapor. Ubatuba trouxe condições excelentes para nossa velejada, condições de vento fraco, de onda, de vento forte, campeonato muito organizado, clube muito receptivo, impecável a organização, evento maravilhoso”.

“Esse último dia (com esse vento) veio para selar o campeonato, veio para demonstrar que Ubatuba é sim um grande lugar para se fazer eventos e queremos voltar aqui para consolidar o campeonato”, finalizou Fonseca.

Leia também

» +Bravíssimo leva título inédito para o Espírito Santo na 48ª Semana de Vela de Ilhabela

» Organizadores da Semana de Vela de Ilhabela entregam cestas básicas arrecadas no evento

» Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem data confirmada para 2022

Na classe BRA-RGS, o título ficou com o Bruschetta, veleiro de Ubatuba comandado por Evandro Csordas. O barco tem no currículo quatro títulos mundiais na classe J-24 sob comando do carioca Maurício Santa Cruz, o Santinha, que também tem o Ouro conquistado no Pan-Americano na Rio-2007. No último dia, a equipe venceu a regata de percurso até a ilha das Cabras e completou a semana quase que perfeita.

“Sensação maravilhosa, indescritível”, comemorou a equipe: “Satisfação grande ganhar do Rei Torben, velejar com uma tripulação nova, conhecer a raia de Ubatuba que não conhecia. Hoje foi um vento excelente, um percurso bom de velejar”, seguiu Santa Cruz. Evandro completou: “Entrosamento rápido da equipe, equipamento estava bem, muito trabalho, determinação, Santinha conhece muito bem o barco, a gente tentou colaborar de todas as formas, a condição climática foi boa. Agora é só comemorar, mas estamos em rumos de outros projetos”, completou.

O barco de Torben Grael, o Lady Lou, de 1969, foi o vice-campeão na categoria, mas faturou o título na categoria Clássicos dos barcos construídos até 1977. O veleiro Beleza Pura completou o pódio na BRA-RGS.

A competição contou com quase 40 barcos e está se solidificando no cenário nacional. Alex Calabria, diretor-adjunto de Vela do Ubatuba Iate de Ubatuba comemorou a realização do International Paint Ubatuba Sailing Festival, que no ano que vem voltará para o primeiro semestre ainda sem data definida: “Foi um campeonato bem intenso, o pessoal saiu daqui bem satisfeito. Foi um campeonato técnico com ventos fortes, médios e fracos. Agora, estamos com a cabeça em 2022 com o campeonato no primeiro semestre, nosso patrocinador, a International Paint está muito satisfeita com o que aconteceu aqui e espero que todos os velejadores voltem falando bem do evento que fizemos com muito carinho. E que ano que vem esteja tudo normalizado com a Covid-19 para que voltemos a fazer um festival da vela sem restrições, desta vez, com festa e música ao vivo. Gostamos de velejar, mas curtimos festas também”.

Márcio Maciel, vice-prefeito de Ubatuba, compareceu no evento e reforçou o apoio do município: “Pra gente é uma honra ter esse evento aqui, Campeonato Brasileiro, somos a capital do surfe, queremos ser a capital da vela também. Só vem a engrandecer nosso município, Ubatuba. Muitas pessoas de fora vêm velejar aqui e queremos sempre ter eventos grandes como esse, a cidade merece. Ano que vem queremos fazer o evento crescer, a prefeitura está de portas abertas e estaremos juntos sem dúvida nenhuma”, disse.

“É um evento que combina com Ubatuba, combina com o litoral, a prefeitura está super disponível, só engrandece a cidade, estamos muito satisfeitos e só estreitamos as relações para deixar um legado importante para a cidade. Evento foi um sucesso e a gente conta com mais anos para esse evento permanecer na cidade”, seguiu Tiago Cesar Balio, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Ubatuba.

Hall do Campeões:

ORC

1 – Phoenix – 6 pontos perdidos

2 – 4Z Phytoervas – 13,50 pp

3 – Avohai – 16

4 – Loyalty 06 – 22

5 – Bicho Grilo – 24

6 – Rudá – 27,50

7 – Asbar IV – 31

8 – Bravo – 38

9 – Caballo loco – 39

10 – Zorro – 43

11 – Maestrale – 51

12 -Argos – 56,50

13 – Asbar II – 64,50

14 – Montecristo – 75

15 – Tanuki – 76

16 – My Boy – 83

17 – Beiramar – 88

BRA-RGS

1 – Bruschetta – 3

2 – Lady Lou – 6

3 – Beleza Pura 2 – 9

4 – Bravo I – 12

5 – Kameha Meha – 15

6 – Mais Rabugento – 15

7 – BL3 Urca – 17

8 – Kamaiurá – 22

9 – Lucnan- 25

10 – Tuchaua – 33

11 – Asteriscus – 35

12 – Iguinho di Mamãe – 35

13 – +Bakanna – 40

14 – Criloa – 47

15 – Malagueta 4 – 49

16 – Baforada 3 – 50

17 – Blue Peace – 52

RGS Clássicos

1- Lady Lou – 4

2 – Kameha Meha – 5

3 – Kamaiurá – 8

4 – Asteriscus – 11

5 – Criloa – 15

Bico de Proa A

1- Nautilus – 3

2 – Anaue – 5

3 – San Nicola – 11

4 – Sirocco – 15

Bico de Proa B

1 – Blu 1 – 3

2 – Raggae – 7

3 – Baguncitas – 11

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas