Veleiro comandado por franceses confirma título da Multi50 na Transat Jacques Vabre

0
332
Foto: Jean-Marie

O vencedor da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre na classe Multi50 foi o barco Groupe GCA Mille et un Sourires, comandado pelos franceses Gilles Lamiré e Antoine Carpentier. A dupla completou a regata de 8 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Salvador, na Bahia, em 11 dias, 16 horas, 34 minutos e  41 segundos.

O multicasco cruzou a linha de chegada na madrugada desta sexta-feira (8) e como manda a tradição da competição, os velejadores foram recebidos com fogos de artifício, camarão, frutas e caipirinha no píer do Terminal Turístico da Bahia.

A média de velocidade do Groupe GCA Mille et un Sourires foi de 15,50 nós ou 28,71 km/h. “Quando partimos, já estávamos cansados, é uma desvantagem quando sabemos que devemos entrar no ritmo imediatamente. A semana em Le Havre foi intensa! Tivemos problemas para entrar na regata, mas confiamos no barco!”, disse Gilles Lamiré.

O barco assumiu a liderança após a passagem pelas Ilhas Canárias e conseguiu ampliar a vantagem para os outros dois concorrentes nos ventos indecifráveis dos Doldrums, zona perto da Linha do Equador.

O segundo colocado ao que tudo indica será o Solidaires en Peloton – ARSEP, que deve concluir a prova na Baía de Todos-os-Santos até o início da tarde desta sexta-feira (8). O Primonial saiu da briga pela vitória após fazer um pit-stop em Cabo Verde e só deve completar a Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre no sábado (9).

Foi a primeira conquista de Gilles Lamiré na Transat Jacques Vabre. Já Antoine Carpentier confirmou seu segundo título na regata internacional. Em 2017, a bordo do VandB, o velejador francês fez dupla com Maxime Sorel na vitoriosa campanha da Class40. O barco leva o nome de duas instituições francesas. O Grupo GCA é o principal distribuidor da Toyota e Lexus no país, com 56 concessionárias.

Já a Mille et Un Sourires, tradução para o português de mil e um sorrisos, é uma associação sediada na Bretanha (Saint-Marcel, Morbihan) que atende crianças com deficiência, doentes terminais e familiares. A linha de ação da entidade é “devolver sorrisos às crianças enfermas.

A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre largou em 27 de outubro de Le Havre, na Normandia francesa com 59 barcos, um recorde para a competição. A prova reúne 11 nacionalidades na temporada 2019, a 14ª da história. São três classes na disputa: Class40, Multi50 e IMOCA. A competição também é conhecida como Rota do Café por parar em um país produtor da comoditie.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.