Velocidade: veja certos truques para garantir uns nós a mais no barco

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Até pouco tempo, um barco navegava rápido quando chegava a 30 nós. Hoje, 40, 50 ou até mesmo 60 nós viraram marcas (quase) comuns em algumas lanchas.

Mas alcançar altas velocidades sobre a água não depende só da quantidade de cavalos do motor ou de um casco bem desenhado. Muitas vezes, detalhes como limpar o hélice, tirar futilidades do barco e usar o combustível correto quebram um galhão e garantem bons nós a mais.

Por isso, montamos aqui uma lista do que pode transformar sua lancha num avião.

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No motor

  • Se tiver um motor de popa acima de 75 hp, troque o hélice de alumínio por outro de aço inox, que melhora a aceleração e gasta menos combustível.

  • Faça uma revisão no motor a cada seis meses. As peças normalmente trocadas são velas, correias, óleo de motor e da caixa de engrenagens, além da aplicação de graxa nas articulações.

  • Nos motores a diesel, limpe o tanque, troque os filtros e verifique os bicos injetores, bombas e o intercooler (trocador de calor)

  • Verifique se o curso do cabo da aceleração chega até o seu ponto máximo. Pode acontecer de ele não ter sido regulado corretamente.

  • É sempre bom levar os motores de centro a diesel até a rotação máxima por cerca de um a três minutos, para limpar os bicos injetores. Use também descontaminadores magnéticos no combustível.

Na gasolina

  • Mesmo que a maioria dos motores não necessite de combustível com mais de 87 octanas, a gasolina Premium, que tem 95 octanas, é a melhor, porque dura o dobro e polui menos.

  • Nunca deixe a gasolina no tanque por mais de um mês. Por causa do álcool, ela estraga.

  • Aditivos realmente melhoraram o desempenho do barco, além de prolongarem a vida do combustível.

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Na propulsão

  • Veja se os hélices estão trincados ou danificados. Qualquer alteração neles pode baixar a potência.

  • Se o barco estiver vibrando muito, os eixos que ligam o motor ao hélice podem estar desalinhados. E isso rouba desempenho.

  • Cheque o leme. Se ele estiver levemente torto, pode estar “freando” o barco.

No casco

  • Nunca embarque gente além do permitido: é proibido e prejudica a estabilidade.

  • Distribuir bem o peso a bordo também é fundamental para a estabilidade. E sem ela não há desempenho.

  • Só leve para dentro do barco o que for realmente necessário. Quanto mais leve, melhor será seu desempenho.

  • Se o barco estiver na água há mais de uma semana, mergulhe e remova as cracas. Elas criam arrasto, “freando” o barco.

  • Retire o barco da água e veja seu peso. Se estiver acima do normal, é possível que tenha água dentro das longarinas ou no laminado, se for do tipo sanduíche de fibra e espuma.

  • Quando sair com a sua lancha, baixe os flapes para ajudar no planeio, depois, é recomendável recolhe-los para melhorar o desempenho.

  • Para ter mais velocidade, retire as capotas. Elas protegem bem contra o sol e a chuva, mas prejudicam o barco em altas velocidades.

  • A instalação de hidrofólios em catamarãs diminui bastante o atrito do casco com a água e aumenta bem a sua velocidade. Mas eles custam caro.

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