Velejadores realizam expedição inédita de mais de 600 milhas em alto-mar a bordo de um catamarã de 13 pés

Por: Redação -
03/05/2018

Foram dez dias de sufoco, deslumbramento e aprendizado. A bordo de um simples veleiro catamarã de 13 pés — pouco mais do que uma jangada —, sem motor nem a proteção de uma cabine, Felipe Ludovice e Nicola Maniglia percorreram as mais de 600 milhas em alto-mar, num roteiro entre a Paraíba, Fernando de Noronha e o Rio Grande do Norte. Achou muito? Eles não. Por isso, ainda deram um bordo rumo ao Atol das Rocas, distante 80 milhas. E tudo isso pelo simples prazer de realizar uma travessia que poucos ousariam e incentivar os praticantes da modalidade a empreender expedições em alto-mar.

O Andorinha — esse é o nome do barco, uma homenagem carinhosa à pequenina ave marinha —, saiu de Praia Bela, na Paraíba, no início do mês de janeiro, e desembarcou de volta em Maxaranguape, no Rio Grande do Norte, dez dias depois. Uma travessia como essa não poderia deixar de ter seus perrengues, claro, como as questões com o mastro e a perda de parte da bagagem. “Tivemos alguns problemas com o estaiamento. A primeira e a segunda vez que eles arrebentaram, o mastro quase veio abaixo. Ele começou a cair e eu tive de segurar para impedir, enquanto o Nicola fazia os reparos. Para completar, na manhã do terceiro dia de viagem, percebemos que a bolsa do Nicola com todas as roupas e equipamentos pessoais havia caído no mar durante a noite. Nela estavam também a farmácia principal da expedição e o vhf, o que foi um golpe duro para nós, pois dificultou nossa comunicação”, conta Felipe.

Mas o mar também proveu nossos intrépidos aventureiros com as belezas que fazem deste ambiente a paixão de muitos sonhadores. Como na visita de um maravilhoso agulhão-bandeira, um dos peixes mais cobiçados na pesca oceânica, e no avistamento do morro do Pico, o ponto mais alto de Fernando de Noronha, logo nas primeiras horas da manhã do sexto dia. Imagens que ficarão para sempre na memória dos navegadores. Confira a história completa da travessia na edição de Náutica que disponível nas principais bancas e livrarias do país, na loja online e, também, na versão digital.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos