Velejadora que construiu barco ao lado do marido morre aos 64 anos

0
450

Elfriede Galera, a Frida, morreu nesta terça-feira, 30 de julho. Junto com o marido, Jadyr Galera, Elfriede tinha um sonho – construir um barco – e conseguiu realizá-lo. Sem dinheiro para comprar nem sequer um casco usado, o casal adquiriu o projeto de um Samoa 29 — assinado pelo carioca Roberto Barros, o Cabinho, para ser feito em casa — e não tiveram dúvida: começaram a montar, no quintal da residência de dona Maria, mãe de Jadyr, o veleiro Augenblick, que foi para a água em junho de 2014.

Em 2010, ela teve um câncer de mama diagnosticado. Quando o Augenblick foi para a água, o câncer começou a dar sinais de regressão. Mas, no fim do ano, voltou a progredir. Mas Jadyr e Fri não desanimaram. Entre as sessões de quimioterapia, ela passou a dedicar todo seu tempo à conclusão do veleiro. Em vez de desanimar, ele acelerou ainda mais a construção, pois jamais se perdoaria se ela partisse antes de aproveitar o barco no mar.

LEIA TAMBÉM
>>Escola náutica promoverá curso de Meteorologia e Oceanografia no próximo mês
>>Comunicador satelital Spot X está com desconto inédito de dia dos pais
>>Ilhabela encerra Race Village no mês náutico

O pouco de grana que eles tinham reservado para finalizar o trabalho, porém, foi usado para custear o tratamento dela. Eles “rasparam o tacho”, trocaram de carro e os amigos ajudaram, comprando tinta, parafusos, equipamentos e um ou outro acessório. Após inacreditáveis 25 anos de muito suor, o Augenblick, finalmente, foi para a água, no Guarujá. De lá, seguiu para Ilhabela.

O Grupo Náutica lamenta a perda e presta sentimentos à família e aos amigos de Frida, que deixa marido e dois filhos.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.