Velejador Aleixo Belov é recepcionado por familiares e amigos após completar quinta volta ao mundo

0
3640

Amigos, familiares e funcionários recepcionaram o navegador Aleixo Belov, no último sábado, 4, no 2º Distrito Naval de Salvador. O capitão, que foi recebido com flores, baianas de acarajé e grupo musical que entoava canções russas, retornou de sua quinta volta ao mundo, que tinha o objetivo de chegar ao Alasca. Foram mais de 600 dias em alto mar, a bordo do Fraternidade, veleiro que tem estrutura de aço e mais de 20 metros de comprimento. Dentre as autoridades presentes, estava o comandante 2º Distrito Naval, Almirante Garnier, que o homenageou pelo êxito da expedição e amizade com a Marinha.

No discurso ao público, Belov, que atualmente está com 75 anos, reforçou o quanto o momento era especial. “Foram dias intensos desbravando o mar, o vento, as tempestades, conhecendo culturas exóticas, cenários paradisíacos, mas o meu maior sonho era chegar em casa. Agora, quero descansar e cuidar da minha saúde”, comentou o comandante, informando ainda que essa viagem pode virar livro e filme. “Eu consegui preencher 17 cadernos de 200 páginas cada um, além de produzir mais de 20 vídeos. Todo esse material servirá para fazer a minha próxima obra e possível longa-metragem ou série”, revelou.

Nesta expedição ao Alasca, Aleixo Belov, ucraniano radicado na Bahia, navegou oceanos acompanhado de outros tripulantes, diferente de sua primeira volta ao mundo, em 1980, que completou totalmente sozinho. No Brasil, a única parada foi em Natal-RN. Na sequência, o Fraternidade passou pelo Caribe, Panamá, Galápagos, Ilhas Marquesas, Havaí e, finalmente, o gélido estado norte-americano. No trajeto de volta, regressando à capital baiana, a embarcação percorreu as Ilhas Marshall, Micronésia, Bali, Durban e Cidade do Cabo, na África do Sul.

LEIA TAMBÉM

>>Velejador Aleixo Belov chega a Salvador após expedição ao Alasca
>>Veleiro comandado por Aleixo Belov atraca na Cidade do Cabo
>>Veleiro de Aleixo Belov atraca na África do Sul

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones