Veleiros paulistas confirmam participação na Búzios Sailing Week em abril

0
665
Foto: Divulgação

Três veleiros do estado de São Paulo irão com força para a disputa da Búzios Sailing Week, o Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, na Semana Santa, na cidade de Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A competição, organizada pela ABVO, tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê contando com  a estrutura da BR Marinas e do Hotel Aretê – Búzios, e o apoio do ICAB, da Ipanema Ventures, CBVela e Prefeitura de Búzios.

O veleiro Rudá, de Santos (SP), região da Baixada Santista, que tem representação em Ilhabela (SP), vem embalado após a conquista em 2018 do pentacampeonato Brasileiro e vai buscar o hexacampeonato na classe IRC (International Rating Certificate). O barco tem no currículo um título Sul-Americano e nove Campeonatos Paulistas. “É uma raia que nunca fizemos, será uma novidade para nós, teremos 90% de nossa tripulação oficial. Expectativa é boa pois em Búzios venta e é bom para o nosso barco. Estamos um pouco enferrujados pois nossa última competição foi em novembro, mas vamos treinar em Ilhabela e vamos nos divertir bastante”, declarou Mário Martinez, comandante do veleiro campeão Brasileiro da ABVO nos anos de 2002, 2006, 2013, 2017 e 2018.

Outro paulista concorrente buscando tirar o caneco do Rudá é o veleiro Zorro, do Yatch Club de de Ilhabela (SP). O barco disputou a competição ano passado na Buzios Sailing Week, que não valeu para o Brasileiro ABVO, e sagrou-se campeão. Eles esperam utilizar o conhecimento da raia para buscar o caneco na IRC: “Corremos em Búzios o ano passado e ganhamos quase todas as regatas na IRC. A raia é muito favorável para o Zorro. Inclusive entre os barcos IRC e ORC fomos um dos barcos mais rápidos. A tripulação é metade do Rio de Janeiro e metade da Ilhabela”, destacou o comandante Gonçalo Sá.

O barco Boto, que corre naquelas águas desde 1996, está em sua quinta edição, o Boto V, e vem buscando ainda sua primeira conquista nesta que é sua segunda temporada. Apesar de estar baseado em Paraty no estado do Rio de Janeiro, divisa com São Paulo, parte da tripulação é da capital paulista e tem o paulistano André Sobral como comandante: “A raia de Búzios é muito privilegiada pelo tempo, pelo vento. É uma raia técnica exige bastante manoras de balão. Às vezes temos fortes regatas com ventos mais fortes de 20 nós”, disse André: “Boto V é um bom barco, é grande, tem bastante deslocamento com vento forte e águas profundas. Ficamos em quarto no Circuito Rio, estamos evoluindo”.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

O Campeonato Brasileiro ABVO, a Búzios Sailing Week, tem o apoio do Iate Clube Armação de Búzios e segue com inscrições abertas para barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate). Elas podem ser feitas através do site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO. Serão no máximo cinco regatas para definir os campeões brasileiros de cada classe.

No momento são mais de 20 barcos inscritos. Além de São Paulo, barcos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio GRande do Sul irão competir na raia.

“A presença de três grandes veleiros paulistas só engrandece o Brasileiro ABVO e fortalece a competição que terá disputa muito apertada pelo troféu e os demais buscando tirar a hegemonia dos últimos anos do Rudá que sem dúvida virá forte novamente”, destacou o comorodo da Associação Brasileira de Veleiros do Oceano, Adalberto Casaes.

“A comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul. E por isso realizar o Campeonato Brasileiro onde estarão presentes os principais barcos e tripulações brasileiras é sinônimo que teremos um campeonato de altíssimo nível. Esperamos em torno dos 30 barcos representando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e talvez Santa Catarina”, destacou Ricardo Baggio, o Kadu, Membro do Comitê Organizador.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones