Parceria entre grandes nomes do mundo náutico promete veleiro com hidrofólios e alto desempenho

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F70

O estaleiro Persico Marine e o estúdio Carkeek Design se uniram para projetar o mais novo veleiro com hidrofólios de alto desempenho, o F70. O lançamento aconteceu na Itália, em Bérgamo, cidade natal da Persico. A Carkeek Design, com sede em Maiorca, na Espanha, é um estúdio conceituado no local.

A nova embarcação foi criada partindo de um conceito principal: aliar o design de iates de última geração ao alcance de um público mais amplo. “Estamos extremamente satisfeitos por termos finalizado um acordo com a Carkeek Design para oferecer este novo modelo ao mercado”, afirmou Marcello Persico, presidente da Persico Marine.

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Ele continua: “Estamos ansiosos para colaborar com Shaun Carkeek e sua equipe excepcional, que já teve grande sucesso no lançamento dos primeiros projetos HPR do mundo. Os barcos da Carkeek Design acabaram por ser os vencedores – o Ran VII foi premiado com o Barco à Vela Mundial do Ano 2018. E temos certeza que este novo foiler de 70 pés será inovador”.

F70

Falando um pouco sobre o projeto, o F70 consiste em um veleiro composto de carbono, com hidrofólios, e desenhado para oferecer desempenho com estilo e conforto. O estúdio quis uma embarcação que atendesse a dois propósitos: um iate elegante, simples, forte, seguro, voltado para a navegação a passeio e, ao mesmo tempo, altamente competitivo. Assim, ele oferece a transição ideal entre os modos de navegação diurna e de corrida.

Por isso, a embarcação deve ser facilmente conduzida e de direção rápida, em qualquer ângulo ou condição — em um dia de vela ou em corridas. Assim, o projeto ganhou sistemas de controle de desempenho avançados, permitindo ao proprietário navegar com segurança e confiabilidade em alta velocidade. O objetivo era maximizar a competitividade e superar as expectativas.

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Os hidrofólios são projetados para levar o F70 a 10 nós de vento real. Os sistemas personalizados de retração e controle do hidrofólio do F70 utilizam as tecnologias mais recentes desenvolvidas para os barcos America’s Cup e IMOCA, de modo a oferecer modos e controles de voo seguros e precisos em todas as condições.

Como os hidrofólios devem ser armazenados para permitir que o barco atraque normalmente, um sistema exclusivo é empregado para realizar essa função no modo de repouso. Todos os componentes compostos serão construídos internamente no pátio da Persico Marine, utilizando a mais recente tecnologia robótica desenvolvida pela Persico.

F70

Dentre as especificações já liberadas pelos parceiros responsáveis pela criação do F70, estão: o comprimento total de 21,4 metros, a vela mestra de 190 metros quadrados, tripulação somente de 2 a 4 membros, sistema retrátil de hidrofólios e sistema opcional de ancoragem. Para mais detalhes, o jeito é esperar.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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