Conheça o novo veleiro de alto desempenho que promete mudar o mundo da vela

0
1462

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Você já ouviu falar em “máquina de velejar”? Vai ouvir novamente. Feito exclusivamente para regatas, o ClubSwan 80, de 23,9 metros, está sendo construído pela divisão de alto desempenho da finlandesa Nautor’s Swan para dar origem a uma nova classe de vela, programada para estrear na Rolex Cup 2022, com três maxi veleiros.

“O melhor veleiro que existe”, prega o slogan da Swan, marca que está para o mercado de veleiros, tanto em prestígio quanto em performance, quase como uma Ferrari para os automóveis. Inclusive no preço.

O lançamento da linha ClubSwan — que já conta com três modelos de alta performance, de 36, 50 e 125 pés — marcou o início de uma nova era na história do estaleiro, que tem a reputação de construir alguns dos veleiros mais modernos e bem-feitos do planeta.

Fundada em 1966 e controlado há duas décadas pela grife de moda italiana Ferragamo, a Nautor’s Swan já lapidou e colocou na água mais de 2 000 barcos, divididos em 11 modelos, que vão de 36 a 120 pés. O que faz de cada um deles um veleiro especial é sua extraordinária combinação de beleza, performance e tecnologia de ponta.

LEIA MAIS 

>> Conheça o novo iate de 33 metros equipado com a última edição D13 IPS1350 da Volvo Penta

>> Estaleiro com sede em Singapura inclui nova lancha de 54 pés em sua linha

>> Schaefer Yachts divulga teaser de sua mais nova lancha, a V33. Confira

O ClubSwan 80 terá casco de fibra de carbono e ênfase exclusiva nas regatas, sem nenhuma concessão aos cruzeiristas. Seu negócio será velejar rápido. Segundo seu projetista — o arquiteto naval franco-argentino Juan Kouyoumdijan — o objetivo é criar uma classe competitiva, com veleiros modernos, tecnológicos, rápidos, ágeis e, ao mesmo tempo, divertidos e simples de manobrar, permitindo aos proprietários competir de igual para igual.

O ClubSwan 80 foi projetado e desenvolvido pela Nautor’s Swan em colaboração com a italiana Persico Marine, conhecida por sua construção de veleiros de alto desempenho para a America’s Cup. A forma do casco foi intensamente testada pelo departamento de Dinâmica de Fluidos Computacional da Juan Yacht Design.

“Reunimos as mentes mais brilhantes da indústria de iates para dar forma este 80 pés inovador, introduzindo um novo conceito no mundo dos maxis”, disse Enrico Chieffi, vice-presidente do Nautor Group. O primeiro modelo já está em construção nas instalações da Persico Marine.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.