Veleiro de 1958 totalmente original participa pela primeira vez da Semana de Vela de Ilhabela
O barco Cairu III foi construído em 1958 e pela primeira vez disputará a Semana de Vela de Ilhabela, evento que chega à sua 44ª edição. Com a entrada da categoria Clássicos no calendário de regatas, veleiros de fabricação antiga, como o Cairu III e outros 13 barcos, a história da vela oceânica brasileira ganha mais um capítulo. O crescimento no número de inscritos no Clássicos em relação ao ano anterior é superior a 100%.
“Talvez seja o único barco Clássico 100% original, com todas suas ferragens, mastreação de madeira e layout iguais no dia do seu lançamento”, disse Roberto Geyer, que competirá ao lado de outros sete tripulantes. Na foto abaixo a bordo do Cairu III, o velejador tinha 9 anos.
“Em 1934, meu avô construiu o primeiro Cairu, em homenagem aos 100 nos da abertura dos portos promovida pelo Visconde de Cairu. O Cairu ll foi um Classe Brasil mandado construir também pelo meu avô e foi para água em 1949. Em 1953 meu pai Jorge Geyer foi o vencedor da 3ª Buenos Aires Rio. Em 1958 começou a construção do Cairu lll que foi para água em 1960 e vai agora participar da Semana de Ilhabela”.
O barco tem 48 pés e pesa 14 toneladas. É um projeto de Sparkman & Stephens de 1955 com dois mastros sendo o menor localizado atrás do comando do leme. O veleiro é todo feito de madeira e foi construído em Porto Alegre (RS) pelo mesmo construtor do primeiro Cairu em 1934.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com as principais informações do evento, o material se encontra disponível para download gratuitamente
FS 355, apresentada na primeira semana de abril, está prestes a ganhar as águas da Baía de Guanabara ao lado de outro modelo do estaleiro
Hoje músico, Bernardo Fajoses conta como o salão daquele ano foi um dos "mais decisivos e impactantes" momentos de sua vida
Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória
Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil