Nossa vela em Tóquio: 13 atletas já garantiram vagas nos Jogos Olímpicos 2020

0
496
@carneirodudu

Após os mundiais das classes 49er e 49er FX, realizados em Geelong, na Austrália, as duplas Marco Grael/Gabriel Borges e Martine Grael/Kahena Kunze garantiram vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para o período entre 24 de julho e 9 de agosto 2020, se o coronavírus não zicar — nesta quarta-feira, 20, o comitê organizador desmentiu as declarações de membro do COI de que as olimpíadas poderiam ser canceladas.

Antes, também na Austrália, Robert Scheidt, maior medalhista olímpico da história do país com dois ouros, duas pratas e um bronze, já havia confirmado vaga para a disputa dos Jogos, na classe Laser.

Na classe 470, a dupla Geison Mendes/Gustavo Thiesen conquistou o hexacampeonato da Class South American Championships, realizada em Mar del Plata, Argentina, e também carimbou o passaporte para Tóquio 2020, além garantir vaga no Mundial da categoria, dias 13 e 21 de março, em Mallorca, na Espanha.

Na classe Finn, a vaga olímpica já estava assegurada pelo paulista Jorge Zarif, quarto colocado na Rio 2016, assim como a de Patrícia Freitas, na RS:x, e das dupla Gabriela Nicolino/Samuel Albrecht (Nacra 17) e Ana Luiza/Fernanda Oliveira (470 feminina).

Com isso, o Brasil chega a treze atletas classificados na vela em oito categorias diferentes, ficando fora apenas da RS:x masculina e na Laser feminina

Nesta semana, contecem as regatas do Campeonato Mundial da Classe RS:X, sediado em Sorrento, na Austrália. A competição vai até 29/02, dia das Medal Races.

Agora as vagas já confirmadas são as seguintes:

49erFX — Martine Grael e Kahena Kunze
49er — Marco Grael e Gabriel Borges
Nacra 17 — Gabriela Nicolino e Samuel Albrecht
470 masculina — Geison Dzioubanov e Gustavo Thiesen

470 feminina — Ana Luiza e Fernanda Oliveira
RS:x — Patrícia Freitas
Laser — Robert Scheidt
Finn — Jorge Zarif