Vela no Sul

0
1145

O domingo de céu fechado marcou o início do 38º Campeonato Sul- brasileiro da classe Optimist, no Veleiros do Sul. Os 139 velejadores – 82 veteranos e 57 Estreantes – enfrentaram garoa e temperatura e vento mais forte no início da tarde deste domingo em Porto Alegre.

O dia terminou com três regatas para a classe veteranos e a liderança está com o argentino Máximo Videla, seguido pelo uruguaio Juan Pedro Coll e em terceiro o brasileiro Gabriel Rimoli, do Veleiros do Sul. Os vencedores das regatas do dia fora: Lucas Urmeny (BA), Erick Carpes (RS) e Facundo Montedónico (URU).

Na classe Estreante, com duas regatas disputadas, os paulistas foram os melhores da flotilha. Mário Carvalho está em primeiro lugar, com duas vitórias hoje, Felipe Montag em segundo e Mariana Heike em terceiro.

A comissão de regatas teve trabalho neste primeiro dia de competição. A bandeira preta teve que ir para o mastro para conter o ânimo dos jovens velejadores. Mesmo assim, na primeira regata, 23 timoneiros da classe veteranos foram desclassificados na terceira tentativa de largada por “queimarem” a linha.

A competição iniciou com vento de 13 nós de direção sul e uma garoa que depois cessou no rio Guaíba. Nas demais regatas a intensidade diminuiu para 8 nós.

O Campeonato Sul-brasileiro da classe Optimist conta com a participação de velejadores de cinco estados: RS, SC, PR, SP, RJ e BA, e da Argentina e Uruguai.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Teste Intermarine 62 YT - 19/06/2020