Vela Jovem

Por: Redação -
10/07/2014

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) segue trabalhando em ritmo forte no planejamento final da delegação brasileira que representará o país na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. O evento, que reunirá os melhores atletas do mundo entre 15 e 18 anos, acontecerá na milenar cidade de Nanquim, na China, entre os dias 16 e 28 de agosto. E a nova geração do esporte brasileiro estará em peso no evento. Com um total de 98 atletas em 24 modalidades, a delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas da China, o país anfitrião.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude, cada país tem o direito a levar até 70 atletas em esportes individuais e mais uma equipe por gênero em modalidades coletivas. O Brasil conseguiu classificar a cota máxima individual estabelecida pelo COI e enviará ainda os times masculino e feminino de handebol. “Estamos muito satisfeitos com o número de atletas brasileiros que conquistaram classificação para esses Jogos Olímpicos da Juventude. Esse número demonstra a qualidade do trabalho de base realizado pelas Confederações Brasileiras Olímpicas, com o apoio do COB, e o compromisso de investir no desenvolvimento de todas as modalidades olímpicas. Temos uma geração promissora de atletas, com foco principal para os Jogos Olímpicos de 2020 e de 2024, e proporcionaremos a eles as melhores condições para que possam ter excelente desempenho em Nanquim”, destacou o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire.

A delegação brasileira em Nanquim terá a medalhista olímpica Adriana Behar como chefe de missão. Atual gerente de Planejamento Esportivo do COB, Adriana também foi a chefe da missão brasileira na primeira edição do evento, em Cingapura 2010. “É uma honra muito grande chefiar novamente a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude. É um evento único para carreira destes atletas e tenho certeza de que o Brasil será muito bem representado. O mais importante, porém, é que esta primeira experiência olímpica de suas vidas lhes traga muitos ensinamentos e os incentivem a prosseguir na carreira de atletas por muito tempo”, comentou a  ex-atleta de vôlei de praia Adriana Behar, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000 e Atenas 2004 ao lado de Shelda.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, o Brasil foi representado por 81 atletas e conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze.

Os Jogos Olímpicos da Juventude seguem o programa esportivo dos Jogos Olímpicos tradicionais, mas também trazem novidades nas formas de disputa, como no basquete 3 x 3, uma das sensações do evento em 2010, nos revezamentos entre países, em equipes mistas de homens e mulheres, entre outras.

Além das 28 modalidades esportivas em disputa, os Jogos Olímpicos da Juventude apresentam um extenso programa cultural e educativo para transmitir, de forma lúdica, aos jovens atletas o Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

Na vela, o Brasil irá competir em duas classes, Techno 293 / Windsurf e Byte CII. Confira os representantes brasileiros da vela:

Daniel Pereira – (Classe Techno 293 / Windsurf)
Pedro Marcondes Correa (Classe Byte CII)
Natascha dos Santos Böddener (Classe Byte CII)

Foto: YCSA/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos