Salvador sediará o Campeonato Mundial de Vela Jovem em dezembro

Por: Redação -
31/01/2020

As águas de Salvador vão receber, entre os dias 12 e 19 de dezembro, o Campeonato Mundial de Vela Jovem. Realizado na praia de Inema, na Base Naval de Aratu, o torneio receberá 270 barcos, pilotados por 450 atletas de mais de 70 países. O evento é considerado o 2º mais importante da vela em 2020 – ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

A edição em Salvador marcará o 50º ano da competição. Ela é disputada em 5 categorias: RS:X, Laser, 420 e 29ER (todos masculino e feminino) e Nacra15 (grupos mistos). Cada nação pode ter apenas uma equipe em cada modalidade – somando, no máximo, 9 representantes.

O evento é conhecido por revelar futuros atletas olímpicos, já tendo sido vencido por Robert Scheidt (cinco vezes medalhista dos Jogos), em 1991, e Martine Grael e Kahena Kunze (dupla ouro na Rio-2016), em 2009. Por isso, é bom ficar de olho: espera-se que do Mundial saiam velejadores que estarão em Paris-2024.

Uma reunião na sede da Rede Bahia, nesta quinta-feira (30), firmou a parceria da empresa com o evento, que será realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) e World Sailing (a Federação Internacional de Vela) e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, do Governo da Bahia e da Marinha do Brasil.

Walter Böddener, gerente técnico da Confederação Brasileira de Vela, comemorou a escolha por Inema na edição de 2020.”Salvador tem um vento muito bom, ainda mais nessa época do ano, com uma água muito limpa. A expectativa é de termos regatas excelentes”.

LEIA TAMBÉM

Para Daniel Smith, diretor de comunicações e digital da World Sailing, o Mundial poderá render muitos frutos a Salvador. “Durante os dias de competição, a capital baiana virará a capital da vida marítima. É uma plataforma muito boa para o turismo – e para trazer mais eventos de todos os tipos. Vi isso em Auckland (Nova Zelândia), que recebeu o Mundial em 2016 e, desde então, passou a ser sede de mais torneios. Mais de 70 nações estarão aqui, dando valor a essa cidade que é brilhante para a navegação. Temos um alcance de mídia enorme. No Facebook, tivemos 3 milhões de pessoas engajadas – são aquelas que comentam, curtem, interagem de alguma forma. Existe um apetite. Ano que vem, essas pessoas irão voltar não para competir, mas para turistar. Eu voltarei”, garante o inglês.

Já Márcio Cruz, presidente da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb), percebe também a vantagem na disseminação do esporte. “Jovens que gostam da vela irão se interessar. E quem não conhece terá esse contato”.

Para decidir os representantes do Brasil no campeonato, está sendo disputada, até o próximo sábado (1º), a Copa da Juventude 2020, que serve como seletiva. Entre os participantes, destacam-se os baianos Bernardo Peixoto, da 420 (que participou do Mundial em 2019, na Polônia) e Bárbara Pedregal, da RS:X.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos