Vela em Itajaí

Por: Redação -
08/06/2014

A primeira Semana de Vela de Itajaí, que começou na sexta-feira e termina hoje naquela cidade do litoral catarinense, vem sendo marcada por dois fatos: um bom, outro nem tanto. O primeiro é a grande quantidade de barcos, para a primeira edição de um evento do gênero: mais de 90 veleiros, entre barcos de oceano e monotipos participaram das regatas de ontem, o que superou inclusive a expectativa dos organizadores, a Associação Náutica de Itajaí, a ANI. Já o outro fato é que a chuva forte não tem dado trégua ao evento, desde que ele começou, na noite de sexta-feira, com uma festa que reuniu todos os velejadores.

Ontem, sábado, choveu tanto que as regatas por pouco não tiveram que ser suspensas – e, por fim, começaram com quase duas horas de atraso. No mar, a visibilidade ficou até prejudicada, por causa de tanta água que caía. “Mal consegui ver a bandeira que sinalizava a largada”, disse um dos participantes. Em compensação – e aqui vem outra notícia boa! – havia bons ventos e os barcos navegaram com boa velocidade, o que compensou a ausência da beleza dos barcos na água. “A chuva foi uma pena, mas faz parte”, lamentou, ao final do dia, Claudio Copello, organizador do evento, que está sendo marcado por muita animação dos velejadores, apesar do mal tempo. “E, para quem já está na água, que diferença faz ficar um pouco mais molhado, se a velejada está sendo boa?”, brincou, em seguida.

Hoje, as regatas prosseguem, apesar da previsão de mais chuvas e céu nublado. Ao final do dia, haverá a premiação dos vencedores nas mais de dez classes que participam do evento, que, de tão elogiado pelos participantes (não houve nem taxa de inscrição para os barcos), já tem sua segunda edição confirmada para junho do ano que vem.

Veja as fotos do primeiro dia de competição:

Fotos: Victor Schneider/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas