Vela em Itajaí

0
1572

A primeira Semana de Vela de Itajaí, que começou na sexta-feira e termina hoje naquela cidade do litoral catarinense, vem sendo marcada por dois fatos: um bom, outro nem tanto. O primeiro é a grande quantidade de barcos, para a primeira edição de um evento do gênero: mais de 90 veleiros, entre barcos de oceano e monotipos participaram das regatas de ontem, o que superou inclusive a expectativa dos organizadores, a Associação Náutica de Itajaí, a ANI. Já o outro fato é que a chuva forte não tem dado trégua ao evento, desde que ele começou, na noite de sexta-feira, com uma festa que reuniu todos os velejadores.

Ontem, sábado, choveu tanto que as regatas por pouco não tiveram que ser suspensas – e, por fim, começaram com quase duas horas de atraso. No mar, a visibilidade ficou até prejudicada, por causa de tanta água que caía. “Mal consegui ver a bandeira que sinalizava a largada”, disse um dos participantes. Em compensação – e aqui vem outra notícia boa! – havia bons ventos e os barcos navegaram com boa velocidade, o que compensou a ausência da beleza dos barcos na água. “A chuva foi uma pena, mas faz parte”, lamentou, ao final do dia, Claudio Copello, organizador do evento, que está sendo marcado por muita animação dos velejadores, apesar do mal tempo. “E, para quem já está na água, que diferença faz ficar um pouco mais molhado, se a velejada está sendo boa?”, brincou, em seguida.

Hoje, as regatas prosseguem, apesar da previsão de mais chuvas e céu nublado. Ao final do dia, haverá a premiação dos vencedores nas mais de dez classes que participam do evento, que, de tão elogiado pelos participantes (não houve nem taxa de inscrição para os barcos), já tem sua segunda edição confirmada para junho do ano que vem.

Veja as fotos do primeiro dia de competição:

Fotos: Victor Schneider/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.