Vela em Ilhabela

0
1112

Acontece nos dias 4, 5, 11 e 12 de junho a 2ª etapa da Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, competição composta por quatro etapas durante todo o ano e que reúne veleiros das classes  ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Silver, Bico de Proa, HPE 25 e C 30.

Na primeira etapa, disputada em março passado, 30 embarcações correram as regatas em dois finais de semana típicos de verão, com sol, calor e ventos moderados. Agora, o desafio é encarar as águas do Canal de São Sebastião em pleno outono.

Nem por isso o número de inscritos deve diminuir, ao contrário. A organização estima que a quantidade de participantes desta etapa será ainda maior, como explica Carlos Eduardo Souza e Silva, “Kalu”, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela. “Esta segunda etapa da Copa Suzuki é a última competição antes da Semana de Vela de Ilhabela. E, por ser realizada na mesma raia, representa uma oportunidade para as equipes fazerem seus últimos ajustes, testar os equipamentos e aprimorar a navegação no Canal de São Sebastião. Por isso acreditamos que será grande o número de competidores, principalmente de outras regiões”, complementa Kalu.

Conhecida como “etapa warm up” entre os velejadores, justamente por ser a última competição antes da Semana de Vela de Ilhabela, que começa em 1º de julho, esta segunda etapa tem particular importância para os velejadores, uma oportunidade de realizar os últimos acertos de seus barcos e equipes nas águas da competição.

O diretor técnico da competição, Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, explica que “procuramos realizar regatas com características diferentes, percursos mais longos, regatas mais curtas, outras com mair distância entre as boias, para proporcionar várias situações aos velejadores. Isso, claro, dentro da limitação imposta pela direção e intensidade de ventos e correntes”.

A expectativa dos organizadores é superar o número de 30 embarcações que participaram da 1ª etapa, realizada em março e que teve grande equilíbrio entre os competidores, ainda mais tendo sido a primeira competição do ano.

Na classe RGS, por exemplo, apenas dois pontos separaram o vencedor, o veleiro Fran, de Felipe Aidar, do Asbar, de Sérgio Keplacz. Na classe C30, a diferença foi ainda menor. O Caballo Loco, de Mauro Dottori que ficou apenas um ponto à frente do  Caiçara, de Marcos de Oliveira César.

O Yacht Club de Ilhabela começa a receber as inscrições para a 2ª etapa da Copa Suzuki na sexta-feira, dia 3 de junho, a partir das 18h. No sábado, com previsão de início ao meio-dia, começam as regatas da etapa.

Foto: Edu Grigaitis

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br