Vela em Ilhabela

Por: Redação -
05/06/2014

A Ilhabela Sailing Week muda o cenário da cidade do litoral norte paulista, durante as férias de julho, que passa a oferecer uma alternativa rica em esporte, lazer, cultura e gastronomia aos turistas acostumados a buscar, preferencialmente as regiões montanhosas de São Paulo, como as cidades da Serra da Mantiqueira, na temporada de inverno. O conforto e a segurança da ampla rede hoteleira é um dos principais atrativos para velejadores, seus familiares e visitantes em geral.

Com a comunidade da vela, incluindo-se organizadores, patrocinadores e demais envolvidos no evento participando da maior competição náutica da América Latina, o setor hoteleiro e os restaurantes ganham, no inverno, movimento quase similar ao do verão. A Ilhabela Sailing Week deve levar cerca de seis mil turistas ao município, o que deve provocar impacto de aproximadamente R$ 7 milhões na economia do município. As regatas serão disputadas entre os dias 19 e 26 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI), período em que dezenas de hotéis fazem promoções aos visitantes.

O colorido das mais de cem velas espalhadas pelo Canal de São Sebastião tingem as águas de Ilhabela e proporcionam uma visão única, privilegiada, durante as regatas, mesmo para quem está passeando na aconchegante Vila, o centro histórico de Ilhabela. Para os adeptos de aventura e esportes mais radicais, a visita à Cachoeira da Toca e a trilha de bike – ou de carro para os menos preparados fisicamente – até a paradisíaca Praia de Castelhanos, localizada na deserta face leste da ilha, são ótimas opções. Vale conferir também, as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete.

Se o clima estiver favorável, a Praia da Armação (ao norte), tradicional ponto de encontro de velejadores, oferece infraestrutura completa, como o aluguel de caiaques, stand up paddle e pranchas a vela, com instrutores, se necessário, para que o passeio em família ou o banho de sol tornem-se ainda mais prazerosos. Na hora de repor a energia consumida pelas regatas ou demais atividades que a ilha proporciona, dezenas de restaurantes e lanchonetes estão à disposição dos visitantes, com cardápios para todos os gostos. Desde pratos elaborados especialmente para os velejadores até as refeições mais sofisticadas da cozinha internacional, com destaque para peixes, crustáceos e frutos do mar.

Ilhabela possui uma área de 346 km², sendo 140 km de costa, incluindo 45 praias. A Mata Atlântica abrange 85% do município e integra o Parque Estadual protegido pelo Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Essa condição natural privilegiada permite que a cidade esteja voltada para o ecoturismo durante os 365 dias do ano. A fauna e flora de Ilhabela estão na lista de atrações imperdíveis. São 3 000 espécies de aves marinhas e migratórias que passam anualmente pela região.

Foto: Marcos Méndez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista