Vaga garantida

Por: Redação -
19/11/2015

Os velejadores Marco Grael e Gabriel Borges garantiram nesta quarta-feira,18, a classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No Mundial de 49er e 49erFX, em Buenos Aires, na Argentina, a dupla terminou a fase classificatória na 14ª posição, com 70 pontos perdidos. Com isso, se classificaram para a flotilha ouro, que reúne apenas os 25 primeiros colocados. Dante Bianchi e Thomas Lowbeer ficaram em 29º, com 94 pontos perdidos, e vão disputar a flotilha prata.

“Sempre vi o meu pai disputando os Jogos Olímpicos e para mim era um sonho, algo que sempre desejei, mas que nunca tinha ficado tão perto. O sonho agora se concretiza, a ficha ainda não caiu. Estamos muito felizes, foi bem suado, trabalhamos muito para isso. Agora vamos nos concentrar no Mundial, que ainda não acabou. Estamos bem colocados, é o nosso melhor resultado em Mundiais até agora”, afirmou Marco, de 26 anos, que disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez, assim como seu parceiro Gabriel, de 23.

Depois de chegarem à frente de Dante e Thomas no Sul-Americano, também na capital argentina, há uma semana, Marco e Gabriel precisavam repetir o desempenho no Mundial para conquistarem a vaga. Como Dante e Thomas não se classificaram para a flotilha ouro, ficaram sem chances de chegarem à frente dos compatriotas.  Eles tinham de terminar a competição na dianteira a fim de levar a disputa para a III Copa Brasil de Vela, em dezembro.

Para definir os representantes olímpicos, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) adotou o critério de avaliação do desempenho nas principais competições nacionais e internacionais em 2013, 2014 e 2015. Por meio de análises dos resultados, o Conselho Técnico da Vela (CTV) define os classificados. Após avaliação do desempenho das duas duplas neste período, não foi possível definir o representante. Assim, o CTV decidiu que os resultados no Sul-Americano e no Mundial poderiam definir a dupla na Rio 2016.

Além de Marco e Gabriel já estão garantidos nos Jogos Olímpicos Robert Scheidt, na classe Laser; Fernanda Decnop, na Laser Radial; Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina; Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; e Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina. Na Copa Brasil de Vela serão definidos os representantes na 470 masculina e Nacra 17.

A classificação olímpica de Marco faz a família Grael voltar a ter dois representantes olímpicos numa única edição dos Jogos, algo que não acontecia desde Atlanta-1996. Naquela ocasião, Torben e seu irmão Lars representaram o Brasil. Torben é pai de Marco e Martine, e Lars é o tio das duas jovens revelações da vela brasileira.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024