Em meio à quarentena, tubarões são vistos próximos à praia em Angra dos Reis

0
1289
Foto: Reprodução/Instagram @luxxboat

Relatos sobre tubarões bem próximos às praias têm circulado nos últimas dias nas redes sociais. Algumas das imagens, feitas nesta terça-feira, mostra um grupo de 15 animais, da espécie tubarão-galha-preta, no mar azul de Angra dos Reis.

Autor da imagem, o empresário Cesar Duarte testava um jet perto da Praia do Laboratório quando foi surpreendido pelos tubarões. Há cerca de 15 anos atuando com passeios de barco em Angra – serviço interrompido neste momento por causa da pandemia -, Cesar diz que nunca tinha visto uma cena como essa.

Especialista em tubarões, Otto Gadig, professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Une), diz que eles estão mais visíveis nesse período de quarentena. E avisa: não há perigo nisso.

LEIA TAMBÉM
>> NÁUTICA Live #2: quais os impactos do COVID-19 no setor de marinas e iates clubes?>> Posso ou não navegar? Autoridades apontam soluções durante NÁUTICA Live
>> Azimut Yachts apresenta versão 2020/2021 de iate de 83 pés

“Estamos constatando um aumento no número de avistamentos de tubarões, e não no número de tubarões. Para haver mais tubarões precisaríamos de muitos anos sem ter pesca. Porque eles demoram muito para repor a população. São animais com reprodução lenta. O que está acontecendo é que eles estão tendo uma folga com um pouco menos de pesca e com menos gente de alguma forma causando alguma perturbação no ambiente deles. Os tubarões são animais muito tímidos e relutantes à presença humana, que agora estão mais à vontade por causa da menor circulação de pessoas. Por isso, são vistos se aproximando mais das praias”, contou Gadig.

No caso do grupo flagrado ontem em Angra, a água quente do local, influenciada pela atividade da Usina Nuclear, também é um atrativo para os tubarões-galha-preta, que chegam a medir quase três metros.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Schaefer770