Regata entre as Ilhas Canárias na Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre

Por: Redação -
01/11/2019

O quinto dia da regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre é marcado por uma briga particular dos líderes da competição pelas Ilhas Canárias, arquipélagos de bandeira espanhola no Oceano Atlântico. Nesta sexta-feira (1º), a batalha entre os Multi50 seguiu equilibrada, com Groupe GCA e Primonial mais abertos por Las Palmas, e o Solidaire en Peloton ARSEP literalmente no caminho entre as ilhas de Tenerife e Gran Canária.

As melhores estratégias entre os 53 barcos de três classes ainda presentes na prova devem ser premiadas na entrada e saída dos chamados Doldrums, zona de ventos fracos e espaçados perto da Linha do Equador. Na maioria das regatas, quem conseguir melhor posicionamento nesse trecho tem vantagem no decorrer da travessia de 8 mil quilômetros entre a França e o Brasil.

Os dez primeiros colocados da classe IMOCA também devem passar na tarde desta sexta-feira pelo arquipélago das Canárias. ”Quando você veleja para uma depressão (Doldrums), o importante não é a entrada, mas a ordem de saída. Teremos que trabalhar arduamente para manter nossa posição e quem sabe sair primeiro e ficar a favor do vento”, explicou Charlie Dalin, do Apivia.

O vento forte e contrário, além do mar picado deram o tom em mais um dia de navegação. Mas a previsão deve se alterar como já explicado. O líder provisório é o Charal, que abriu vantagem para o APIVIA na liderança. Os veleiros Banque Populaire e Initiatives-Couer estão em terceiro e quarto.

”Aqui está bastante competitivo aqui, como muito vento nas Canárias. Hoje de manhã, houve um vento a 30 nós, mas agora tem 20”, disse Clarisse Crémer-Banque Populaire (IMOCA).

As Canárias têm ao todo sete ilhas: La Palma, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, e as duas mais pequenas de Hierro e Gomera, fazem parte de uma cordilheira vulcânica no Atlântico.

Os Class40 na regata estão espalhados na altura de Portugal e devem acelerar pela Ilha da Madeira neste sábado (2). O barco AINA Enfance et Avenir assumiu a liderança provisória da categoria, colocando vantagem sobre Crosscall e Made in Midi.

Os primeiros barcos devem chegar a Salvador (BA) a partir de 7 de novembro. A Vila da Regata abre as portas no dia anterior no Terminal Turístico da Bahia, atrás do Mercado Modelo.

A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre está em sua 14ª edição e reúne velejadores de 11 países nas classes Multi50, IMOCA e Class40.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024