Tradicional regata Aratu-Maragojipe acontece no próximo dia 9

Por: Redação -
31/08/2017
Foto: Maurício Cunha

As águas baianas ficarão agitadas no próximo dia 9 de setembro com a 48ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento promete reunir mais de 100 barcos inscritos, entre veleiros de oceano, saveiros e escunas a vela, no seu percurso ímpar, que inclui mar e rio – metade do percurso é realizado nas águas da bela Baía de Todos os Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu.

A competição terá três largadas para as diversas classes inscritas, a partir das 10 horas da manhã, na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e Ilha de Maré. Participam mais de 1 500 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina.

Grandes nomes da vela já participaram da regata como os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov, Julio Estevez, dentre outros e sempre que podem, marcam presença na competição.

Com a chegada dos velejadores em Maragojipe a festa está completa! A cidade celebra o seu santo padroeiro, São Bartolomeu, e durante todo o mês de agosto permanece em clima de euforia. A regata oferece um jantar aos participantes até às 21h e logo em seguida inicia-se a Cerimônia de Premiação nas proximidades do cais de Maragojipe, com muita alegria, comemoração e sensação de dever cumprido. Encerrada a premiação, os velejadores seguem para a praça central da cidade para juntar-se ao grande público a fim de prestigiarem as apresentações de grandes nomes da música baiana e brasileira em um palco montado ao lado da Igreja Matriz. Os velejadores pernoitam em seus barcos e no domingo tem o seu retorno livre para Salvador.

Preocupados com as questões ligadas à preservação ambiental, em particular com a escassez de água, a Regata Aratu-Maragojipe, lança em paralelo à realização do evento, a campanha “Quem é do mar sabe economizar”. Ter água limitada a bordo faz com que os velejadores criem automaticamente uma cultura de economia e uso racional dela.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio