Trabalho em equipe garante sucesso do mês náutico em Ilhabela

Por: Redação -
30/07/2018
Foto: Ronald Kraag

Shows. Palestras, Exposições. Cinema. Transmissão ao vivo de regatas. Participação da Marinha do Brasil e parceiros ligados a ecologia. Com cinco mil metros quadrados, o Race Village integrou comunidade e turistas à prova náutica mais importante da América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela. Tudo isso esteve visível e palpável no Centro Histórico durante todo o mês de julho. Para colocar toda essa engrenagem para funcionar, a integração entre diversas áreas da administração municipal foi ponto chave.

Entre as 13 secretarias municipais, todas estão envolvidas diretamente na montagem e operacionalização do Race Village em julho. “Essa sinergia tem sido fundamental para o sucesso das ações do mês náutico, especialmente do espaço de integração entre comunidade, velejadores e turistas instalado no Centro Histórico de Ilhabela”, atesta o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini. “Gostaria de agradecer pelo engajamento e sinergia dos servidores públicos de todas as Secretarias da Prefeitura de Ilhabela que permitiram a realização deste grande evento. Em particular, sou muito grato a toda minha equipe”, completa.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, participaram diretamente das ações do mês náutico e Race Village mais de 150 pessoas das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Administração, Educação, Gestão Financeira, Planejamento e Gestão Estratégica, Meio Ambiente Saúde e Serviços Urbanos, Desenvolvimento e Inclusão Social, Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Advocacia Geral do Município.

“Uma ativação como o Race Village exige planejamento e ações 360 graus. Por exemplo, precisamos pensar, planejar e viabilizar desde instalações elétricas, parte hidráulica, coleta de lixo, limpeza pública, isolamento e orientação de trânsito e segurança, somente para citar alguns fatores básicos de estrutura. Isso sem contar ações diretas, como organização das regatas, parcerias com empresas, promoção de palestras, contratações de shows, entre outras ações”, atesta Fazzini, lembrando a importância do profissionalismo exigido dos prestadores de serviço e a parceria com a associação comercial e empresarial de Ilhabela, mais especificamente com restaurantes, lojas e rede hoteleira. “Sem a união entre todos estes envolvidos, o evento não teria sido o sucesso que foi”, ressalta Fazzini.

José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer, também elogiou a integração entre as diferentes áreas da Prefeitura de Ilhabela. “Desde o ano passado, unificamos os calendários esportivo, cultural e turístico da cidade. Isso permite planejar e executar melhor. Por exemplo, estamos promovendo a tradicional Semana de Vela ao mesmo tempo em que sediamos os 62º Jogos Regionais, em parceria com São Sebastião, recebendo oito mil atletas de 38 municípios. Ilhabela recebeu delegações de 16 cidades, com cerca de quatro mil atletas na Barra Velha. Estou muito feliz porque os dois eventos esportivos são um sucesso”, comemora.

Além da Semana de Vela, o mês náutico de Ilhabela contou com a 45ª Semana de Monotipos e Ilhabela Boutique Boat Show. “Nossas ações visam fomentar a visitação de turistas na baixa temporada e, em julho, ratificamos a condição de Ilhabela como a Capital Nacional da Vela”, complementa o secretário Fazzini, lembrando que a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” continua aberta até outubro. Instalada no Centro Cultural da Vila, reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis, de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h.

LEIA TAMBÉM

>>Caiçara UV.Line é bicampeão da C30 na Semana de Vela de Ilhabela
>>Recordista e campeão geral: Crioula domina Semana de Vela de Ilhabela 2018
>>Semana de Vela de Ilhabela faz história ao aproximar público do esporte náutico

Samba na Vila – Diogo Nogueira reuniu cinco mil pessoas para um animado show no Race Village na noite de sexta-feira (27). O cantor foi a principal atração do espaço instalado no Centro Histórico da cidade. No show do sambista, os turistas e moradores de Ilhabela acompanharam os seus grandes sucessos, clássicos da música nacional e de seu mais recente trabalho, ‘Munduê’, lançado em 2017, além de canções consagradas de artistas como Djavan e Zeca Pagodinho, entre outros.

Palestra – Os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani estiveram no Race Village neste sábado (28), para ministrar a palestra “Desafios Extremos”, na qual contaram sobre suas aventuras pelo mundo em destinos radicais. A programação, contudo, começou mais cedo, às 17h, com a palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch. As duas atividades integraram a agenda da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela. Para encerrar a noite, foi realizada a premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela, a partir das 20h.

As regatas da Semana de Vela de Ilhabela terminaram neste sábado, mas as atividades culturais se estenderam até domingo (29) no Race Village, com dois shows. Às 18h, se apresentou Cesar Medina Music e, às 20h, foi a vez da Banda Brisa.

Cinema atraiu mais de 10 mil pessoas – Com 146 sessões ao longo de julho, o Cinema instalado no Race Village recebeu a impressionante marca de 10 500 espectadores. Com exibições diárias (nos horários de 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50, 21h10 e 23h20) e seleção variada de filmes, a sala de projeções atraiu público variado, de crianças a adultos. Uma das marcas da iniciativa, que contou com a parceria da Paris Filmes, foi a valorização da produção nacional.

Outras atrações no Race Village – Além das atividades noturnas, o espaço instalado no Centro Histórico teve atrações grátis ao longo do dia, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço foi possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro, itens relacionados a mergulho e navegação, além de uma maquete de aproximadamente 1,5m de comprimento representando o submarino nuclear da Marinha do Brasil, projeto que, se aprovado, deve ficar pronto em 2028.

O Race Village ainda reuniu estandes de Moda Sustentável, onde foi possível conhecer e comprar produtos confeccionados a partir de roupas jeans e retalhos feitos por um projeto nascido em 2017, na ilha, e posteriormente unido à ONG Florescer, de São Paulo. No espaço do ‘Meu Copo Eco’ foram oferecidos copos para compra ou ‘aluguel’ (pagando um caução se recebe o dinheiro de volta na devolução). No estande do Turismo – Circuito Litoral Norte foi feita a inscrição para a embarcação que zarpava diariamente do Píer da Vila, às 11h, para acompanhar as regatas). Para as crianças, a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), ofereceu livros variados, muito desenho para colorir e uma oficina de slackline com vista privilegiada para o mar.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna