Conheça a Toyota Hynova 40, a primeira lancha movida a hidrogênio

Por: Redação -
19/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Equipado com a tecnologia REXH2 (Range Extender Hydrogen), o Hynova 40, barco de 12 metros desenvolvido pela Hynova Yacths, é o primeiro a ser construído em torno da célula de combustível de última geração da Toyota, com propulsão e operação de sistemas de placa usando hidrogênio.

É um sistema que permite estender a autonomia das embarcações graças ao hidrogênio, e foi testado com sucesso em condições reais de navegação: a bordo do navio Energy Observer, percorreu mais de 7 mil milhas náuticas.

O Hynova 40 pode ser usado tanto como barco de turismo quanto como barco para longas distâncias. Enquanto a principal propulsão do Energy Observer vem da eletricidade gerada diretamente pelo sol e vento, o Hynova 40 é um barco elétrico movido a bateria, e pode ter seu alcance aumentado com o extensor de hidrogênio REXH2, baseado em bateria da Toyota.

Com capacidade para 12 passageiros, o barco de recreio, equipado com tecnologia de célula a combustível, gera zero emissões, trazendo para a indústria marítima a tecnologia híbrida hidrogênio-eletricidade, com silenciosa mobilidade aquática e sem emissões de gás carbônico ou partículas. A potência do módulo de combustível Toyota REXH2 oferece até 60 kW, e é baseado na tecnologia de célula de combustível do primeiro sedã de produção em série do mundo movido a hidrogênio, o Toyota Mirai.

Leia também 

>> Conheça o barco elétrico de lazer mais rápido do mundo. Ele já está em produção
>> Primeiro barco do mundo movido a hidrogênio acaba de completar a travessia do Atlântico
>> Conheça o interior do superiate movido a hidrogênio que poderá revolucionar o iatismo

“Estamos muito satisfeitos em testar nossa tecnologia de hidrogênio na navegação marítima. Após a integração de nosso módulo de célula de combustível no Energy Observer, ajustamos ainda mais para caber no extensor da autonomia do hidrogênio. Juntamente com a equipe EODev (subsidiária da Energy Observer que trabalha com energias renováveis), podemos demonstrar que as tecnologias silenciosas e de emissão zero já são possíveis para diferentes aplicações de mobilidade e energia”, disse Thiebault Paquet, chefe da unidade de negócios de células de combustível da Toyota Motor Europe (TME).

Com projetos como este, a Toyota está desenvolvendo uma estratégia de negócios ainda mais ampla em torno de sua tecnologia de célula de combustível, que permite sua adaptação para uma ampla variedade de usos e aplicações. Além de fornecer os módulos de células a combustível, a TME oferece sólido suporte técnico e a experiência necessária para garantir o perfeito funcionamento do sistema.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Dona da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024