Titanic será recriado em realidade virtual

Por: Redação -
22/08/2019

O primeiro mergulho no Titanic em quase 15 anos revelou uma deterioração “chocante” no estado do naufrágio. Uma equipe internacional de exploradores fez cinco mergulhos no início de agosto para pesquisar e fotografar o navio, que fica a 3800 metros de profundidade no Atlântico Norte, no Canadá. A carcaça da embarcação está sendo rapidamente destruída por bactérias comedoras de metais, corrosão salina e correntes oceânicas profundas.

A grande conquista dessa última expedição foi a captura de imagens em alta definição usando câmeras especialmente adaptadas que permitem que modelos 3D computadorizados do naufrágio sejam construídos usando tecnologia de realidade virtual. O material será publicado e disponibilizado ao público em um documentário da Atlantic Productions.

Parks Stephenson, um historiador do Titanic, disse que algumas características dos aposentos do capitão se deterioraram completamente. “A banheira do capitão é uma imagem favorita entre os entusiastas do Titanic, e isso já não existe mais”, disse ele. “O deck inteiro… deu um lado está desmoronando, levando consigo as cabines.”

Imagens da expedição mostram a proa do navio coberta de uma formação semelhante a pingentes que se formam à medida que as bactérias consomem lentamente o metal. Lori Johnson, uma cientista de expedição, disse: “O naufrágio vai continuar a deteriorar-se ao longo do tempo, é um processo natural”.

O Titanic está no fundo do oceano desde 1912, após colidir com um iceberg em sua viagem inaugural de Southampton para Nova York. Mais de 1 500 pessoas morreram quando o navio, que transportava 2224 passageiros e tripulantes, afundou sob o comando do capitão Edward Smith. O navio era o maior flutuante na época e era considerado inafundável.

A equipe disse que ficou surpresa com a rapidez com que o navio estava se deteriorando. “Titanic está retornando à natureza”, disse Stephenson à BBC.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com lançamento e mais duas lanchas ao Rio Boat Show 2024

    Nova embarcação de 21 pés do estaleiro fará estreia no Rio; evento vai de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2023

    Com público de 33 mil pessoas e mais de 200 barcos vendidos, evento foi descrito como um dos mais espetaculares salões náuticos do Brasil

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança